Se tem um assunto que está em alta, podemos chamá-lo de finalização de cachinhos! Os cabelos crespos e cacheados, após todos os cuidados, ficam com aquela aparência super requisitada.
Já que brilho, movimento, volume e close não podem faltar, é mais do que necessário que saibamos os principais erros que (talvez) cometemos e correr intensamente deles.
Para muitos, este é até um universo novo que ainda está sendo desbravado. Para outros, já é um mundo conhecido, mas que precisa de alguns ajustes para as pessoas olharem para o seu cabelo e falarem: “que finalização!!!” [som de aplausos ao fundo]
Que tal descobrir esses errinhos com a gente?
Erro 1: Dividir o cabelo ao meio para pentear
Este errinho com certeza está no top 3 dos mais cometidos. Quem nunca achou que dividir o cabelo ao meio deixa o processo mais fácil, prático e controlável?
O graaande problema é que dividir o cabelo assim faz com que ele seque da maneira como está sendo repartido e ainda deixa as pontas com mais volume do que a raiz.
E o que queremos é que ele fique volumoso por completo, certo?
A opção certa é pentear tudo para trás assim que sair do banho e separar o cabelo em “pompons”, deixando os fios do topo da cabeça separados do restante.
Ah! E comece passando creme e finalizando pela parte de baixo.
Erro 2: Tentar finalizar com o cabelo super molhado
Às vezes temos a falsa impressão de que está tudo sob controle quando o cabelo está molhado, né? O grande e real problema é que fios encharcados não absorvem o creme (podendo ficar rígidos e esbranquiçados), não definem e não ganham volume.
O ideal é que ele esteja úmido e sempre seja seco com uma toalha de algodão.
Erro 3: Pentear os fios secos
Este é um erro que vemos ser cometido até mesmo com o cabelinho de crianças.
Cabelos cacheados e crespos são extremamente frágeis e, quando penteados secos, ficam ainda mais propensos à quebra, ao volume sem definição e com muito frizz (além da super dor de pentear nessas condições, claro!).
Portanto, não faça isso! 😊 Penteie quando eles estiverem úmidos, das pontas para a raiz.
Erro 4: Não se atentar à quantidade de creme
Seja errando para mais ou para menos, a quantidade de creme vai definir como a sua finalização irá ficar.
Lembrando que este é o momento que, além de depositar o creme nos fios, é a hora de utilizar técnicas (como umectação, fitagem e dedoliss) para defini-los.
Erro 5: Encher a raiz de creme finalizador
Não, gente, não podemos fazer isso!
Além de causar cascas, a alta concentração de creme na raiz pode resultar em madeixas pesadas, sem a definição e o volume que você gostaria para os seus cachos.
Então tome bastante cuidado para não carregar a raiz, tá?
Erro 6: Secar o cabelo do jeito errado
Cabelos crespos e cacheados são tão fraquinhos que até a maneira como os fios são secos após a lavagem pode influenciar na finalização.
Aqui delicadeza é tudo!
Para começar, utilize sempre uma toalha de algodão. Na hora que for secar, não torça o cabelo com a toalha nem passe no sentido de zigue-zague.
O segredo é ir secando aos poucos, amassando delicadamente mecha por mecha na toalha, sem esfregar e sem torcer. Esta é uma técnica que reduz o frizz e traz uma aparência de mais vida.
Erro 7: Esquecer do óleo capilar natural para dar brilho aos cabelos crespos e cacheados
Como já batemos altos papos aqui sobre os crespos e cacheados, vamos só reforçar uma característica muito importante dos dois: por suas formas encaracoladas, todo o tratamento, nutrientes e oleosidade natural que se fixam no couro cabeludo, chegam até às pontas de uma forma beeem lenta.
Por isso é que precisamos dar uma ajudinha básica com óleos capilares naturais, como o de argan ou de coco. Além de ajudarem na finalização, garantem nutrição e brilho intenso, combatem o frizz e ainda promovem um envelhecimento tardio dos fios.
Erro 8: Dar fim à finalização ao final de todos passos
Depois que você já passou por todo o cronograma capilar do dia e já fez toda a finalização das suas mechas, respira fundo que ainda não acabou!
Mesmo depois de seco, o cabelo ainda precisa de um toquinho especial para se certificar de que ele vai ficar com todo aquele volume, glamour e aparência: dê mais uma amassadinha nos cachinhos secos (com as mãos mesmo e sem mais produtos).
Acertos que gostamos!
Para reverter a situação e passar a acertar mais com os seus fios, claro que a escolha dos produtos também influencia (e muito!).
Como eles serão grandes aliados em todo o processo, nada melhor do que optar por produtos que realmente conheçam o seu tipo de cabelo – levando em consideração as características e necessidades de cabelos crespos e cacheados.
Dê uma chance para uma amizade sincera com a linha Zero Poo da Clorofitum. Garantimos que você não irá se arrepender!
Shampoo, co-wash, máscara, ativador de cachos e soro day after, os produtos da linha, irão te ajudar a tratar e manter cachos definidos dentro de um cronograma de tratamento.
Para te dar mais um empurrãozinho, também escrevemos um artigo só sobre as técnicas No e Low Poo. Vem ver!
Ver essa foto no Instagram
Desse jeito, cabelos sem definição nunca mais!!!
Viu só? São erros simples e fáceis de consertar, mas que muitas vezes deixamos passar por descuido. Para um caimento natural e para aquela finalização de respeito, tire um tempinho para os cabelos crespos e cacheados. Eles vão te agradecer 😊
Depois nos diz o resultado? Estamos #ansiosos pelo o seu feedback!
Com carinho,
Clorofitum.