Como escolher os produtos certos para o meu salão de beleza?

O mercado está lotado de inovações e as opções são cada vez maiores. É normal que você, como dona de um salão de beleza, fique confusa e receosa na hora de comprar e abastecer o estoque de seus produtos: “qual é o melhor? ” ou “qual a diferença entre uma linha e outra?” São dúvidas frequentes.

Entretanto, vale sempre lembrar que quantidade não é qualidade, e que o resultado final do seu trabalho depende diretamente do tipo de produto utilizado…. Ou vai dizer que a satisfação do seu cliente não é importante?

É por isto que ter uma logística bem planeada, analisar os benefícios a longo prazo, investir em linhas de produtos que se relacionem com o seu tipo de negócio e com os resultados esperados se torna imprescindível.

Nesta conversa, você saberá como escolher os produtos certos para tornar seu empreendimento mais rentável e requisitado 😊

 

Por onde posso começar?

O primeiro e mais importante passo de todos é entender o porquê escolher bons produtos para o seu salão de beleza é muuuito importante. Para além dos resultados dos seus serviços, a qualidade da matéria-prima também impacta diretamente na percepção de valor da sua marca, no tipo de profissional que você é e na segurança dos serviços prestados.

Quem nunca foi em um salão e já fez o primeiro pré-julgamento só pelos tipos de produtos? Ou quem nunca levou sua máscara de tratamento favorita para ser utilizada pela cabeleireira?

Comece entendendo 4 conceitos muito importantes:

 

  1. O novo comportamento do consumidor

É exatamente isto: comportamento dos consumidores mudou completamente. Hoje eles estão muito mais atentos, tendo acesso à muita informação, e em busca de um atendimento mais personalizado e pensado no que ele realmente busca.

 

  1. Segurança

Antes mesmo de fazer qualquer escolha de produtos, pense no seu público com muita atenção. O tipo de produto escolhido pode ter impactos severos até na saúde de quem trabalha e é atendido por você.

Componentes químicos, logística de entrega do fornecedor e a responsabilidade socioambiental são fatores cruciais a serem considerados no ato da compra.

 

 

  1. Proteção do nome da sua marca

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por regularizar e controlar a utilização de componentes químicos nos cosméticos, de modo que a saúde de pessoas seja resguardada.

Muito cuidado ao utilizar produtos que contenham componentes já proibidos pela Agência, como o formol. Os clientes podem perder completamente a confiança depositada em você e o nome da sua marca ficar prejudicado.

 

  1. Economia nem sempre é benefício

Investidas em produtos que só priorizam preços baixos podem desencadear em problemas de logística e percepção de valor da sua marca.

Fazer compras não eficientes e adquirir produtos que não trazem os resultados esperados resulta em perda de dinheiro, tempo, disposição e de clientes.  

 

 

Como escolher produtos certeiros para o meu salão de beleza?

Vamos dar fim à esta objeção de uma vez por todas para que seu salão tenha sempre uma boa imagem.

O que a sua clientela mais valoriza?

Não adianta fazer compras de produtos que você considere bons, mas que não têm valor algum para seus clientes. Neste caso, pode gastar 1 mil reais em um único shampoo. Se a sua audiência não valoriza ou não entende as funcionalidades de um produto neste valor, de nada valerá o investimento.

Por isto, entenda o que seus clientes valorizam em um produto:

  • Mais baratos?
  • Àqueles que não necessariamente tenham uma marca conhecida, mas que são bons?
  • Produtos mais seletos e personalizados?
  • Produtos veganos e que se preocupam com o meio ambiente?
  • Produtos com uma composição mais limpa e livre substâncias químicas muito fortes?
  • Ou eles não ligam para nada disso?

Obtendo essas respostas e conhecendo mais do seu público, suas compras passarão a ser muito mais certeiras!

 

O que o fornecedor oferece?

O mínimo que ele precisa oferecer para você é segurança, afinal, por mais que os produtos não sejam desenvolvidos por você, eles impactam diretamente na qualidade do seu serviço.

Antes de se juntar a ele, verifique se:

  • Trata-se de uma marca confiável;
  • Oferece continuidade no fornecimento e abastecimento de estoque (capacidade logística);
  • Tempo estimado para entrega e cálculo do frete;
  • Pós-venda com suporte técnico;
  • Preço compatível com seus serviços (custo x benefício);
  • Qualidade percebida e comprovada;
  • Tem referências no mercado.

 

Os produtos têm qualidade percebida?

Pode já excluir produtos que não tenham comprovação de qualidade imprimida pela ANVISA, principal órgão de regularização de substâncias químicas.

Além disso, trabalhar com marcas não reconhecidas ou não comprovadas podem resultar na inferiorização do seu serviço.

Pensa só que quando você trabalha com produtos já consolidados no mercado e com resultados compartilhados, eles ajudam na promoção do seu salão. Por meio da credibilidade que eles já têm, seu espaço também ganha uma estrelinha a mais no quesito confiança.

 

Quais soluções são oferecidas?

Apostar em marcas que oferecem uma variedade de soluções também é uma ótima consideração a ser feita antes de abastecer seu estoque.

Até porque aposto que você tenha clientes em busca de alisamento, coloração, reconstrução, transição capilar, fortalecimento do couro cabeludo, entre outros.

Pensar nas diferentes soluções garante que mais pessoas sejam impactadas por você!

 

A marca oferece linha profissional?

Sabe aquela sensação do cliente que sai do seu salão com aquele brilho, cheiro e resultado maravilhoso? Para finalizar, ele ainda te fala que jamais conseguirá ter aquele mesmo resultado em casa?

Pois é! Isto é possível porque existem produtos profissionais, desenvolvidos com altíssima qualidade, para que apenas cabeleireiros possam administrá-los. Diferente dos produtos de uso doméstico, os profissionais garantem resultados inexplicáveis.

Antes de fazer a sua escolha, garanta que a marca oferece linhas profissionais, ok?

 

Dica final: cuidado com as trocas constantes

Na maioria das vezes, frequentamos salões de beleza porque nos identificamos com o espaço, com o profissional e com as técnicas desenvolvidas.

Defendemos muito que qualquer tipo de serviço deve contar com a personalização: você tem em mãos a oportunidade de tratar sua clientela de maneira única para que ela sempre associe um atendimento de cabeleireiro a você.

Este processo pode ser um pouco demorado e trabalhoso porque envolve uma série de testes e análises do seu próprio empreendimento. Mas depois que você encontra o caminho das pedras e se firma à uma marca que te ofereça benefícios comprovados e uma diferenciação percebida por seus clientes, seu salão de beleza nunca mais será o mesmo.

 

 

Ficou com alguma dúvida ou quer encontrar logo o fornecedor ideal para o seu salão de beleza? É só deixar um comentário aqui embaixo ou entrar em contato conosco 😊

 

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

Tons de loiro: como escolher o tom que mais combina com você

Empoderamento feminino: 10 livros que toda mulher deveria ler

Cabelo colorido: o que a cor do seu cabelo diz sobre você?

Saúde da mulher: saiba quais são os cuidados que você precisa ter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *