Falar em público-alvo significa dizer que estamos nos comunicando com uma parte específica do mercado, que tem necessidades, interesses e dores específicas.
Nas estratégias de Comunicação desenvolvidas para todo tipo de negócio nos dias de hoje, não é mais aceitável direcionar os conteúdos e produtos para todo mundo. O Marketing atual alavanca empreendimentos por meio da segmentação do mercado.
Assim, se direcionando para o público certo, as pessoas se sentem identificadas, conectadas, engajadas e interessadas pelo o que você vende.
Com as franquias de cosméticos, como as oferecidas pela Clorofitum, a definição do público é de suma importância para o crescimento e impulsionamento do franqueador.
Ou seja, para o seu crescimento!
Neste artigo, te damos uma mãozinha! 😊
O que é público-alvo e como defini-lo?
Imagina só que você tem uma pizza gigaaaaante em mãos. Cada pedaço dela é de um sabor diferente. Alguns ingredientes podem até se repetir em diversos pedaços, mas, ainda assim, são diferentes.
Se pegarmos os 4 primeiros pedaços da pizza, perceberemos os seguintes sabores: abobrinha, picanha, cheddar e alho-poró com pimentão.
Aposto que tem pedaço aí que você nem chegaria perto, né?
Agora imagina só que você não suporta nem o cheiro do alho-poró com pimentão e sempre que você estivesse à procura de uma pizza gostosa, que agrade ao seu paladar, a pizzaria ficasse te empurrando todos os sabores que ela tem no cardápio.
“O alho-poró com pimentão está na promoção. Você vai amar!” é tudo o que você ouve ao telefone.
Não seria uma experiência nem um pouco legal e você pensaria duas vezes antes de consumir lá novamente, não é?
É exatamente por isso que os negócios perdem clientes: não o conhecem de verdade e, por consequência, não podem oferecer o que eles desejam.
Por definição, público-alvo é uma parcela do mercado (ou um pedaço da pizza) com necessidades, gostos, dores e características semelhantes.
As características preponderantes do grupo devem nortear as estratégias e decisões da sua franquia.
Então, para saber exatamente com quem você está falando, pegue uma caneta e anote:
- Dados demográficos (idade, gênero, classe social, escolaridade, estilo de vida, etc);
- Dados geográficos (cidade, região, zona urbana/rural, clima, etc);
- Dados comportamentais (sensibilidade à promoções, frequência de compra, status da lealdade em relação à marca, etc).
Quem é o público do meu empreendimento?
É aquele grupo de pessoas:
- Para quem você fala e quer te escutar;
- Para quem você vende;
- Que engaja e se relaciona com você.
Analise os seus clientes mais frequentes e anote seus dados demográficos, geográficos e comportamentais em uma planilha. Àqueles que mais se repetirem, formam as tendências e as características principais do seu público.
A partir dessa definição, monte todo o seu planejamento e estratégica.
Como atingi-lo de maneira eficaz?
Entenda de uma vez por todas!
- Conhecendo-o e definindo-o muito bem
Agora você já identificou tendências e as características que mais se repetem nos seus clientes, né?
Monte uma persona com esses dados gerados e tudo ficará mais fácil!
Exemplo de persona: Mulher, 25-45 anos, trabalha em regime CLT de segunda à sábado, mora em uma região urbana de uma cidade pequena. Ama uma promoção e engaja com todos os conteúdos informativos.
- Identificando onde eles estão
O seu público-alvo não está em todo lugar e em todas as redes sociais. Identifique onde a maioria está e esteja lá também!
Seja no Instagram, WhatsApp, blog ou site. As estratégias devem ser direcionadas e personalizadas para cada canal, combinado?
No caso da Clorofitum, os franqueados estão no Instagram, WhatsApp e ainda aproveitam os conteúdos do blog e site.
- Mostrar as suas soluções
Mais do que um processo meramente comercial, vender é levar uma solução a alguém que precisa ou deseja o que você vende. Foque na solução e venda os benefícios às pessoas (não somente o produto/serviço em si)!
No caso da Clorofitum, vendemos cosméticos para homens e mulheres. Oferecemos a solução de melhorar a autoestima, bem-estar e saúde.
- Entenda o funil de vendas que ele percorre
Os consumidores percorrem um caminho até finalizarem a compra. Passam pelo estágio de inconsciência, incômodo, pesquisador, comparador, comprador e avaliador.
Na inconsciência, ele ainda não sabe que precisa de algo, mas pode começar a pensar à respeito caso se depare com algum conteúdo que faça sentido para a vida dele.
Exemplo: o verão está bombando. Sabia que existem produtos específicos para cuidar do seu cabelo durante esta estação?
Percebendo a real necessidade de se cuidar ainda mais durante o verão, ele fica incomodado e passa a pesquisar mais sobre esses produtos e as soluções que pode conseguir por meio deles.
Já por dentro do mercado e das opções que existem, ele vai considerar a marca que entregar valor, bom relacionamento e o melhor custo-benefício.
Depois que comprar, não tenha dúvidas de que o produto será avaliado e a informação acerca da qualidade chegará à outras pessoas.
Entender cada estágio dessa jornada é essencial para gerar valor, produzir conteúdo e traçar estratégias personalizadas de atendimento.
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Seguindo o nosso exemplo do item anterior, ao final de tudo isso, o seu público-alvo precisa estar feliz e satisfeito com os cosméticos comprados. Por meio da sua solução, ele aproveitará o verão com mais segurança. Certo?
Adeque ao seu negócio e vamos lá!
Demais, né? Deixe aqui nos comentários se você for um franqueado da Clorofitum Cosméticos! Queremos te ajudar!
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Com carinho,
Clorofitum.