Você sabia que é comprovado cientificamente que perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia? E que na menopausa esta estatística pode aumentar drasticamente a depender de fatores determinantes (como flutuações hormonais e cuidados específicos)? Sabia?
Desde que nasce, a vida da mulher já vem com os hormônios à flor da pele, como progesterona, ocitocina, estrogênio, entre outros. Apesar de importantíssimos para a saúde e funcionamento eficaz do organismo, eles provocam alterações no corpo e nas emoções (nos deixando mais vulneráveis às oscilações ou não).
Inclusive, são os hormônios que causam as transformações que resultam na menopausa. É por volta dos 50 anos que as mulheres não veem apenas fatores psicológicos sofrerem alterações, como também o corpo e a aparência do cabelo.
Saiba mais sobre esse processo natural e transformador que todas as mulheres passam e como lidar muito bem com o seu cabelo.
Vem com a gente na leitura deste post!
O passar do tempo e as mudanças que nos transformam
Além das mudanças provocadas pelos hormônios que controlam o aparelho reprodutor feminino, viver nos traz uma série de benefícios positivos também: com o tempo, vem a maturidade, a experiência, as vivências e uma série de recordações dos momentos já vividos até então, não é verdade?
Por outro lado, o nosso corpo (que também já viveu muito), precisa se adaptar a uma nova realidade de transformações. E, para ajudá-lo, precisamos introduzir alguns hábitos e cuidar melhor de cada partezinha que nos constitui – a começar pelos nossos cabelos.
Alterações no cabelo
Quando a menopausa apresenta sinais de que vai chegar, o nosso corpo se prepara todo e a menstruação assume uma posição extremamente instável. Além disso, nessa faixa etária, lidamos com algumas falhas e diminuição de proteínas importantíssimas, como o colágeno, elastina e melanina.
Isto resulta em cabelos tendendo para tons brancos, mais frágeis, quebradiços, ressecados e com texturas que até então não eram usuais. E, com a redução da taxa de hormônios femininos, as mulheres podem ter como resultado a queda de cabelo.
Mas calma! Estas são consequências comuns que a maioria das mulheres entre 45 e 60 anos vivencia. Então, desde já, saiba que não está sozinha e que é possível introduzir hábitos para passar por este período da melhor forma possível.
Viva a menopausa com bons hábitos e de maneira mais consciente
Uma coisa é certa: as alterações hormonais vão chegar e, com elas, inúmeras transformações em nosso corpo.
O lado positivo é: se prepararmos muito bem o nosso organismo, as consequências serão bem mais brandas.
Antes de tudo, buscar sempre por se informar é o que vai proporcionar uma menopausa mais tranquila. Comecemos com três questões essenciais:
- A espessura dos fios sofre alterações. Por quê?
Resposta – Porque o cérebro entende que eles estão desprotegidos e precisam de uma “capa” ainda mais protetora.
- Qual a consequência da falta de nutrientes no couro cabeludo proveniente de um organismo mais frágil?
Resposta – Fios fracos.
- Os fios tendem a ficar mais ralos. Por quê?
Resposta – O cabelo fica ralo porque perde massa capilar. Se antes o normal era cada folículo piloso (por onde o cabelo nasce) produzir cerca de três fios, na menopausa a taxa cai para um.
Agora, saiba como cuidar de você e do seu cabelo na menopausa
Como prometemos, aqui vão dicas infalíveis. Não nos preocupamos somente com a saúde das suas madeixas, mas também como você está lidando com todas as mudanças 🙂
Como você nutre o seu corpo?
Apresentamos a vocês algumas palavras-chave do sucesso: água e alimentação balanceada.
Sim! Os nossos cabelos sentem as escolhas que são feitas com o nosso corpo e o tipo de alimento e vitamina que introduzimos, afinal, eles também se nutrem disso.
Por isso, priorize uma alimentação rica em proteínas, cálcio, magnésio, ferro e fibras – como ovos, feijão, proteína animal, aveia, linhaça, folhas escuras, entre outros.
Além disso, lembre-se de que água é vida e constitui todas as partes do corpo humano. Então não hesite em beber bastante água, ok?
Se quiser, introduzir chá de camomila também é uma decisão ótima, porque ele pode ajudar a controlar as oscilações naturais de humor 😊
Reponha o seu colágeno
Aos 25 anos, todo ser humano começa a produzir menos colágeno – o que assusta muitas pessoas devido à perda relativamente precoce.
Colágeno é uma proteína estruturante e constitui 30% de toda a massa proteica presente em nosso corpo. É fundamental para a elasticidade e rigidez da pele, para as fibras que constituem o nosso corpo e para a força e vitalidade de nossas unhas e cabelos.
É por isso que quanto antes começarmos a repor as taxas, melhor.
Bora movimentar esse corpo
Se te contarmos um fato surpreendente sobre o esporte, você nos promete que vai introduzi-lo em sua rotina?
Ouvimos um “siiiim”?!
Então aí vai: exercícios físicos estimulam a regeneração capilar, auxiliando na redução das consequências provocadas pela menopausa. Demais, né?
E vale de tudo! Musculação, corrida, caminhada, yoga… Só queremos ver esse esqueleto se mexendo!
O seu cabelo precisa de produtos feitos para a fase que ele está passando
Quando falamos sobre produtos específicos, estamos falando sobre shampoos e cremes hidratantes desenvolvidos para cabelos enfraquecidos e em fase mais aguda de envelhecimento.
Por isso, os produtos devem ter polímeros de colágeno, promover regeneração dos fios, garantir resistência às madeixas e couros cabeludos mais nutridos.
Uma dica de ouro é: no momento da hidratação, massageie bastante o couro cabeludo para mantê-lo relaxado e estimular o crescimento do cabelo.
Estimule o seu cérebro
O processo de envelhecimento não é dos mais fáceis do mundo. Ainda bem que temos alternativas para distrair a cabeça, né?
Jogos interativos, como jogo da memória, são super indicados para as mulheres na menopausa devido à sua característica marcante de estar sempre estimulando o cérebro a memorizar e tomar decisões estratégicas e bem pensadas. Além de ser super legal!
Beba menos café
Esta pode ser uma notícia ruim para as viciadas em café, mas a substância presente na cafeína pode aumentar sintomas provenientes da ansiedade. Além disso, interfere no hormônio responsável por aliviar o estresse, o adenosina.
Consulte o seu médico
Um dermatologista ou ginecologista pode te indicar e optar pela prescrição de alguma suplementação necessária que o seu corpo precisa. Em caso de dúvidas, eles podem ser acionados.
Jamais deixe de se amar
Este pode ser um período de profundas mudanças e transformações em nosso corpo e mente. Contudo, são as consequências de um corpo que envelhece e segue a rota natural da vida e dos hormônios que regulam as atividades do organismo. Esta fase só evidencia o quão experientes e preparadas estamos!
Por fim, sempre se lembre: todas as fases pelas quais passamos têm seus prós e contras, e devemos encontrar mecanismos para que possamos aproveitar ao máximo! Chegar à menopausa nos faz refletir todo o caminho percorrido até aqui: infância, adolescência, juventude e fase adulta.
E que delícia de reflexão, né?
Vamos continuar o nosso papo? Entre em contato com a gente 😊
Com carinho,
Clorofitum.