Beleza na terceira idade: o que a melhor fase nos reserva

Beleza na terceira idade: o que a melhor fase nos reserva

Aprendizados, conquistas, histórias, tradicionalismos e relacionamentos duradouros são só alguns dos itens que compõem nossa bagagem quando chegamos à terceira idade. As novas gerações de 60+ estão cada vez mais próximas de mostrar o quanto mudaram com o tempo: valorizam a independência, a liberdade e a vaidade.

Se você está acostumado apenas com imagens supérfluas dessas mulheres, que as enquadram e limitam somente na posição de donas de casa e vovó de vários netinhos, saiba que essa imagem vem caindo por terra. Pode incorporá-las à imagem de mulheres que se cuidam, que gostam de sair, que têm liberdade financeira e que querem envelhecer com saúde emocional e física.

Apesar da maior autenticidade, elas ainda sofrem com a falta de identificação na moda, nos canais de comunicação e nos cosméticos.

Elas só querem se sentir conectadas e pertencentes à uma beleza que considere as peculiaridades de pessoas que já viveram mais de 60 anos, e que por isso, se sentem livres.

Segura só que esta conversa promete despertar muitas emoções!

O melhor remédio de todos os tempos

A beleza está nas histórias, na maturidade, na forma de conduzir a vida, nas reconciliações com pessoas do passado e na prioridade de viver cada dia como se fosse o último. Em outras palavras, diríamos que é a fase das transformações.

Reconhecer que envelhecer é um processo natural e inerente ao ser humano, é o primeiro passo para se olhar no espelho, gostar do que vê e reconhecer todo o caminho percorrido até então.

Autoestima é o nome do remédio mais poderoso que existe! É por meio dela que doenças são evitadas, o equilíbrio emocional é estabelecido e uma vida mais leve é conduzida. Autoestima puxa qualidade de vida, expectativa de vida e uma relação muito íntima com quem você é.

As novas gerações, que hoje têm fardos muito mais leves, preferem aliviar os pesos, desgastes e discórdias da mente, para que o corpo tenha mais energia para gastar com o que realmente importa.

O desejo de se manter ativo, de se encaixar em alguma atividade física, de agradar a família, de sair sozinha para fazer o que gosta e de investir na própria saúde, são alguns traços do novo perfil de mulheres da terceira idade.

A nova onda da terceira idade

Com os novos tempos chegando e a indústria da beleza se inovando cada vez mais para atender às peculiaridades da fase mais madura e autêntica da vida, a terceira idade deixou de ser sinônimo de invalidez há tempos. Não é à toa que a expectativa de viver com saúde aumentou em mais de 30 anos de 1940 para cá.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cinquentonas da década de 40 sabiam que viveriam por mais 19 anos no máximo – devido à carga pesada da vida e o fardo das obrigações domésticas. Hoje, depois dos 50 anos, a expectativa aumentou para mais de 30,8 anos.

É a revolução não só da qualidade de vida, mas também do conhecimento, da liberdade, de fardos menos pesados e da preocupação em manter a mente e o corpo em paz.

 

Mulheres livres se encontram com a qualidade de vida

A liberdade dos novos tempos impulsionou a consciência de que qualidade de vida importa em um nível tão elevado, que as novas gerações de mulheres com mais de 60 anos querem esquecer da época em que tiverem suas belezas e vontades reprimidas.

Qualidade de vida na terceira idade é:

 

Cuidar intensamente da pele

Para ter resultados cada vez melhores, é necessário se afastar de grandes vilões para a região cutânea: excesso de sol, cigarro e álcool, poluição, alimentação não balanceada e diferenças bruscas na temperatura.

Para evitar o ressecamento e aumentar a elasticidade, a preocupação com a hidratação deve se manter constante. Além disso, o protetor solar é um amigo no combate às manchas, possibilidades de insolação e câncer de pele.

 

Permitir que os fios acompanhem toda essa liberdade

Já que agora falamos de autenticidade e elevação da autoestima, nada mais justo do que incluir o cabelo nesses cuidados. Para muitas, ele pode representar vaidade, beleza e uma identidade marcante.

Manter os cuidados com ele, utilizando os produtos certos e direcionados para cada tipo de cabelo, é de extrema importância para que eles se fortifiquem para a nova fase da vida que começa, e te acompanhe por novas histórias.

Encontrar-se com a dança

Dançar não nos leva somente ao equilíbrio entre os pés, pernas e mãos, mas também da mente. A dança estimula a memória, a concentração e, consequentemente, a qualidade de vida.

Chegar perto de quem importa

Se durante a juventude sempre nos vemos rodeados por incontáveis pessoas, o número vai se tornando escasso à medida que vamos envelhecimento. Afinal, mais importante do que a quantidade, é a qualidade, né?

A grande vantagem é que as relações se tornam muito mais verdadeiras e intensas. Preservar e regar cada uma delas traz sanidade mental, equilíbrio e é uma grande oportunidade de compartilhar a vida com pessoas especiais.

 

Se permitir frequentar clínicas de estética

Já que a indústria da beleza vem se inovando cada vez mais para atender às necessidades de pessoas que tem a maturidade no sobrenome, diversos procedimentos estéticos vem ganhando adeptos e trazendo uma chama de autoestima para essas mulheres.

Peeling, limpeza de pele, botox e preenchimento cutâneo são alguns deles. Que tal procurar uma esteticista ou a sua marca de cosméticos favorita?

Manter os movimentos e os nutrientes em dia

Estimular o corpo a continuar em movimento e nutri-lo de maneira consciente, são grandes estimuladores no processo de envelhecer com saúde. Esticar as articulações ao acordar, encontrar a atividade física favorita e evitar alimentos industrializados, ricos em sódio e açúcares, já é um bom caminho para a liberdade.

 

Verificar se está tudo bem

Nada como um check up frequente para nos dizer se estamos indo pelos atalhos certos, né? Procurar um médico e fazer exames de rotina pode prevenir e evitar qualquer tipo de interferência à autoestima e liberdade, e possibilitar a manutenção do que já está bom.

Sabemos bem que sempre é tempo de melhorar, e que a terceira idade de hoje vive a explosão da expectativa de vida e da saúde. Isso tudo se afasta do estilo de vida de uma senhorinha parada e acomodada, e nos aproxima de altos níveis de autocuidado, beleza, autenticidade e autoestima.

O mundo mudou e ficamos muito felizes em dizer que acompanhamos a nova beleza, que hoje é plural, sem demarcações de idade e livre!

Leia também:

Cuidados com a pele em diferentes idades da vida

O segredo da longevidade: ensinamentos do Ikigai

Autoestima para uma vida mais íntegra: como cultivá-la?

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *