Cabelo envelhece? Saiba o que fazer com os sinais do envelhecimento

É… Aposto que você nunca tinha parado para pensar sobre isso, né? Assim como o processo natural de envelhecimento do nosso corpo, o cabelo também vai ficando mais desgastado e frágil com o tempo.

A boa notícia é que, assim como conseguimos resolver e suplementar o nosso corpo com vitaminas e alimentos, os nossos fios também podem ser cuidados para que se fortaleçam e fiquem cada vez mais vivos com o passar dos anos.

Um cabelo envelhecido vai muito além de fios brancos, viu? Afinal, eles podem ser genéticos e aparecer ainda na fase jovem. Os sinais que vamos conversar aqui é de enfraquecimento, falta de suplementação e fibra capilar que não consegue se manter de pé.

Mas, calma! Há maneiras de retardar e mandar o envelhecimento dos fios para bem longe.

Se você ainda não sabe como fazer isso, continue aqui com a gente ?

Envelhecimento de cabelo realmente existe?

Nos preocupamos e falamos muito sobre o envelhecimento da pele, né? Por um lado, é bom porque passamos a cuidar melhor dela. Mas, por outro, nos esquecemos que os fios também envelhecem.

Se não cuidarmos da maneira certa, com o passar do tempo o cabelo cresce mais lentamente e tem dificuldade para produzir colágeno – causando perda de volume com o afinamento cada vez mais notável.

Com isso, sabe o que acontece com o nosso amado cabelo? Ele ainda perde brilho, maciez e saúde, ficando cada vez mais desgastado e enfraquecido.

O envelhecimento, assim como é um processo natural de qualquer ser vivo, também pode ser acelerado por maus hábitos no dia a dia, alterações hormonais muito bruscas ou falta de cuidados.

Estresse, tabagismo, excesso de álcool, má alimentação, falta de cuidados, exposição excessiva ao sol são apenas alguns dos fatores que desencadeiam e aceleram o envelhecimento capilar.

Mas quer saber da melhor notícia? Nós temos o poder de reverter esta situação. É só pararmos, nos olharmos com mais atenção e cautela, e cuidarmos um pouco mais da gente.

Imagem: Envato Elements

Como eu sei que o meu cabelo está envelhecendo?

Nosso corpo apresenta sinais a todo momento. Só não vê quem não quer ou quem os negligencia. Ele diz quando algo vai bem e quando alvo vai mal também. 

Com o cabelo não é diferente. Nossos fios são bem espertinhos e nos dão vários sinais como tentativa de que o problema seja cortado logo e ele possa voltar a viver com muita saúde.

Alguns sinais importantes do envelhecimento capilar são:

  1. Cabelo muito sensível e propenso à quebra;
  2. Ressecamento em um nível bem alto;
  3. Muitas pontas duplas;
  4. Cabelo muito opaco, sem brilho;
  5. Queda de cabelo exagerada (devido à fraqueza da fibra capilar);
  6. Aspereza (os fios ficam tão ásperos que os produtos não são absorvidos, nem se fixam).  

Tem como reverter a situação?

A resposta mais gostosa que você vai ouvir hoje: siiiiiiiim, tem como reverter a situação e devolver a vitalidade ao seu cabelo.

Para isso, você irá precisar passar por um processo intenso de cuidados e atenção com ele, ok? Prepare-se e vamos lá às ações do que fazer:

  1. A maneira mais eficaz de dar um basta ao envelhecimento capilar é com a hidratação. Além da reposição de água que ela faz, devolve vitaminas e nutrientes importantes aos fios. Portanto, utilize a máscara de tratamento Sauna Capilar 2x na semana para acelerar os resultados;
  2. Reduza à exposição dos fios à tudo que o danifica. Lembre-se: eles estarão passando por um tratamento e precisam ficar distantes de tudo que os faça mal: sol, ferramentas de calor e químicas são algumas delas;
  3. Uma boa cauterização no salão ajuda muito. Com o enfraquecimento, os fios também ficam mais porosos, propensos à quebra e ao frizz. Para preencher os buraquinhos formados pelos poros, somente um profissional com esta técnica de recuperação da estrutura dos fios para nos salvar;
  4. Jamais se esqueça da proteção térmica. Principalmente nos dias de sol ou naquele momento que você precisa passar uma chapinha, blinde seus fios como um protetor térmico antes de tuuuudo.
  5. Procure um tonalizante para a sua cor natural. É normal que a cor do nosso cabelo desbote com o tempo. Portanto, um tonalizante pode devolver a cor e o brilho que você tanto ama;
  6. Cuide das pontas como se fossem suas filhas. Passe bastante óleo capilar para revitalizar e nutrir a parte mais ressecada do cabelo;
  7. Quanto mais você utilizar produtos preparados para o rejuvenescimento de seus fios, mais chances terá de recuperá-los. A linha Sauna Capilar age diretamente na fibra do fio, combatendo o estresse, recuperando as vitaminas, nutrição e oxigenação necessárias.

Desafio lançado para frear o envelhecimento capilar! É certo que a desaceleração do metabolismo com o passar dos anos contribui para fios mais frágeis, mas também é comprovado que maus hábitos e cuidados potencializam. Agora é hora de cuidar mais de quem te traz tanta autoestima, história, poder e que compõe o seu visual de um jeito tão único.

Com carinho,

Clorofitum.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *