Marketing Digital para franqueados: conquiste mais clientes para a sua franquia!

134 milhões de brasileiros estão no mundo online e 59% das buscas são por produtos e serviços – é o que apontam dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Se considerarmos o período de pandemia, o aumento do tráfego chegou à marca de 50%. É por isso que o Marketing Digital é o coração de negócios.

Em um contexto em que até consultas médicas e aulas de academia passaram a ser virtuais, a quantidade de empreendedores migrando para o digital é enorme. Mas, apesar dos novos adeptos, ainda são poucos os que conseguem se destacar.

Sabe por quê? Os novos comportamentos do consumidor valorizam a geração de valor, o relacionamento e a informação. Se não cuidarmos da nossa comunicação em todos os pontos de contato com os clientes e se o seu negócio negligenciar a entrega de conteúdo informativo e envolvente, não haverá conexão.

Continue com a leitura e impulsione as vendas da sua franquia agora mesmo!

O que é Marketing Digital, afinal?

Se já vínhamos vivenciando e percebendo um aceleramento tecnológico, a pandemia veio para confirmar que o mundo digital já existe: enquanto 3 a cada 4 brasileiros utilizam a internet e 74% da população acessou pelo menos uma vez nos últimos meses, somente 26% se mantêm desconectados.

Dentre as atividades mais frequentes, estão as redes sociais, plataformas de streaming e lojas virtuais.

Em meio ao cenário desafiador, o Marketing Digital se configura como uma estratégia para atrair novas oportunidades de negócio, ampliar horizontes e reconhecimento de marca. Todo tipo de atividade que é feita online (redes sociais, e-mail, blog, site, etc) com a intenção de engajar relacionamentos com clientes e gerar vendas, é Marketing Digital.

Dessa forma, se posicionando no digital, franquias ganham destaque.

 

Por que eu preciso dele?

A resposta é simples e muito sucinta: 70% dos consumidores pretendem continuar comprando por plataformas virtuais mesmo depois da pandemia, segundo o SEBRAE.

Se ainda não te convencemos, aí vai mais um motivo: para se destacar em meio à multidão, tornar sua marca conhecida e atingir seu público de maneira escalável.

 

 

Diferente do Marketing tradicional, presente na televisão e em outdoor, o Digital, além de ser surpreendentemente mais barato, torna a segmentação do público possível.

Vamos ao exemplo: quando o McDonald’s anuncia na Rede Globo, ele não está interessado em atingir apenas seu público-alvo. Todos que assistem televisão verão aquele anúncio. Então não há dúvidas de que eles também vão atingir vegetarianos e adeptos ao estilo de vida saudável, certo?

Quando vamos para o Digital, a segmentação acontece porque conseguimos atingir pessoas por interesses, localização, faixa etária, gênero e estilo de vida.

Concorda que o esforço e investimento se tornam muito mais efetivos?

Sem o online, é como se você tivesse uma loja em uma rua deserta sem nenhuma placa de identificação. Pessoas passam em frente, mas não sabem o que existe ali e, por consequência, não se interessam. Ao levar a imagem da sua franquia para as plataformas virtuais, o mundo todo pode vê-la, conhecê-la e comprar de você.

Claro que, como estamos falando de uma estratégia, nada acontece sem mapeamento de rota, esforço, investimento e dedicação.

 

Quais estratégias posso utilizar para crescer minha franquia? 

Se você é um franqueado, pelo menos metade do caminho já foi concluído. As marcas que apostam em franquias já têm todo um modelo de negócio estruturado, um posicionamento claro e a qualidade de produtos/serviços reconhecida.

A maior questão é: por que os consumidores comprariam da sua franquia e não diretamente da fonte?

Não fique mais sem ter o destaque e o montante de vendas que almeja:

 

  1. Padronize a comunicação

Disparidades na linguagem, tipos de conteúdo, design gráfico, cores e apresentação da marca causam estranhamento e deixam o consumidor confuso. Por consequência, sua franquia perde valor de mercado e passa a ser vista como “inferior”.

Muito cuidado com qualquer tipo de aparição, postagens e tipos de e-mails, ok? Marcas são o que elas compartilham 😊

  1. Tenha um site para a sua franquia

Um site atualizado, transparente e simples de mexer, traz um profissionalismo, seriedade e um diferencial importante para a sua franquia. Por meio dele, os consumidores conseguem comprar e se informar, e você consegue ter mais controle de estoque e das vendas.

 

Este é o site oficial da Clorofitum Cosméticos . Por meio dele, os usuários conseguem se informar com as notícias do blog e informações pontuais sobre processos internos, e comprar de maneira prática.

 

  1. Atenção às palavras-chave

Para qualquer mecanismo de busca, utilizar palavras-chave é essencial para que seu conteúdo seja encontrado por usuários que procuram pelo assunto que você está falando. Para sites e blogs, a otimização de busca da Google é o que funciona. Para as redes sociais, as pesquisas de tags é o que te torna encontrável.

Utilize sites como o Ubersuggest  para encontrar palavras-chave com média ou alta procura, e que façam sentido para o seu conteúdo, legenda ou notícia.

 

  1. Utilize as redes sociais de maneira profissional

Um grande erro de muitos perfis profissionais é que há uma mistura nada sadia entre vida profissional e pessoal. O problema crucial é que contas assim não geram valor para o consumidor e ainda contribuem para a perda de credibilidade.

Não há problema algum em fazer postagens mais pessoais (até porque elas humanizam a marca e trazem o público para perto de você). Mas é necessário que seja estratégico.

Dito isto, aí vão dicas generosas:

  • Cuide do posicionamento, para que esteja congruente com os valores e diretrizes da empresa;
  • Conheça bem seu público-alvo, para produzir conteúdos relevantes, direcionados e personalizados para as necessidades e dores deles;
  • Cuide do seu planejamento, para que você tenha um plano de postagens e interação com a audiência bem delineado;
  • Atenção às pessoas que mais interagem com a sua franquia. Elas já estão mais próximas de consumir.

Mensure os dados

Uma outra grandiosíssima vantagem do Marketing Digital é que por meio dele é possível mensurar cada passo do nosso público: cliques, interações, abertura de e-mails, visitas ao site, tempo de reprodução de vídeos, salvamento de postagens, entre outros.

Mensurar e observar os dados é uma estratégia inteligente de traçar planos, mudar o que não está dando certo e aperfeiçoar o que tem dado bons resultados.

 

Com o tempo você vai percebendo que tudo o que temos são os dados, nosso esforço, o engajamento da audiência e, consequentemente, reconhecido de marca e vendas.

O processo para ser reconhecido e ter autoridade digital não costuma ser fácil e rápido. Mas podemos garantir que, quando consistente e estratégico, o Marketing Digital te coloca em um pedestal acima da média.

 

Quer conhecer mais sobre a franquia de beleza da Clorofitum Cosmétícos? Dê uma olhadinha nas matérias abaixo! 😊

 

Por que investir em uma franquia de produtos de beleza?

 

Franquias baratas: o sucesso do investimento começa agora

 

Franquias home based: invista com baixos custos e do conforto da sua casa

 

Segredos para uma boa gestão de franquia

 

 

Quem sabe não estamos muito perto de iniciar nossa caminhada juntos, né?!

Com carinho,

Clorofitum.

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