Pintar o cabelo é como se fosse um refúgio, né? Traz um brilho e uma vida inacreditáveis para o nosso visual! Há quem diga até que a coloração traga renovação e vida nova: parece que tudo muda.
Não é por menos que há cores mais procuradas em cada estação: enquanto que nas épocas mais quentes as pessoas procuram por tonalidades mais frias, como o loiro platinado e castanho iluminado, cores mais quentes, como o ruivo e castanho avermelhado, ganham destaque ao longo do inverno.
Quem pinta o cabelo vai entender: é como se o nosso humor e energia estivessem diretamente relacionados à cor das madeixas, né?
Mas é preciso ter muuuito cuidado com essa mudança de visual, porque há riscos e muitas técnicas sendo feitas da maneira errada.
Depois de ler este artigo, você estará liberada para pintar seus fios da maneira que desejar (se atentando aos erros, claro!). Vamos lá? 😊
Erro 1: Negligenciar o visagismo
Visagismo é uma técnica muuuito importante, empregada pelos profissionais da beleza, que leva em consideração aspectos físicos, emocionais e comportamentais para definir a melhor coloração para o seu cabelo.
Com base na sua tonalidade de pele, traços do rosto, linguagem visual e corporal, é possível encontrar a cor que mais combina com a sua imagem pessoal. Ao negligenciá-la, corre um risco gigante de não se ver naquela tonalidade e, claro, se frustrar.
Incrível, né?
Saiba como definir a melhor tonalidade para você aqui.
Erro 2: Não preparar os fios antes
Pensa só: seus fios estão bem quietinhos e vivendo a vida deles em paz. Do nada, você vem, muda completamente a fibra capilar e toda a estrutura que os sustenta sem preparação alguma.
Seria um choque muito grande, né?
Se já está decidida que quer pintar as madeixas, por amor à elas, prepare muito bem cada fiozinho com a ajuda de um cronograma capilar.
Conheça o melhor cronograma para você aqui.
Erro 3: Não levar em consideração as novas necessidades do cabelo
Pronto! Agora seu cabelo já está pintado e é preciso considerar o período pós-coloração. Afinal, a fibra capilar se alterou e novos cuidados são exigidos.
Após ser submetido a um processo químico, seu cabelo não é mais o mesmo e precisa de cuidados personalizados à nova realidade. Levar isto em consideração é essencial para preservar a saúde das mechas: agora estamos falando de cabelos mais frágeis e que precisam de processos reconstrutores mais frequentes.
Erro 4: Não usar produtos específicos
Você pode cuidar diariamente do seu cabelo. Mas, se não for com produtos certos, nenhuma grande transformação acontecerá.
Por produtos certos, entende-se àqueles que foram desenvolvidos pensando nas necessidades de fios que passaram por processos químicos, que precisam promover a manutenção da saúde constantemente e que agem para que a cor não desbote de jeito nenhum.
Dependendo do produto, a cor pode ser alterada e os nutrientes não supridos de forma efetiva.
Pensa só no tamanho do estrago…
Erro 5: Fazer outra química com pouco tempo após a coloração
O que você faz depois que passa por um grande baque na vida?
Podemos chutar?
É preciso um tempo de descanso para se recuperar, né? Assim é com suas madeixas pós-coloração.
Apesar de existir produtos de muita qualidade no mercado de tintura capilar, ainda assim estamos falando de um processo químico que altera a estrutura da fibra do cabelo e que exige d e s c a n s o aos fios.
Erro 6: Não fazer teste de mecha
Teste de mecha é feito por um profissional em uma mecha do cabelo próxima à nuca. É o famoso “se der ruim, pelo menos foi na nuca” rsrs.
Brincadeiras à parte, o importante é verificar se o seu cabelo está forte o suficiente para as mudanças que estão prestes a acontecer. Caso contrário, o teste já te dá sinais de que é preciso um tempo maior de preparação.
Erro 7: Lavar o cabelo só com produtos mais agressivos
Produtos antirresíduos abrem a cutícula da fibra capilar para retirar qualquer excesso de poluição e sujeira. Em contrapartida, também retiram a tonalidade mais rapidamente.
Utilize o mínimo possível deste produto, ok?
Erro 8: Usar finalizadores errados
Finalizadores à base de álcool desbotam a cor e não nutrem os fios. Invista em leave-ins hidratantes, que realmente protegem os fios contra agentes externos, previnem a desnutrição e falta de brilho.
Erro 9: Seguir tendências sem considerar a realidade e saúde do seu cabelo
Tendências vêm e vão a todo momento, mas nem todas vão dar match com o nosso tipo de cabelo, traços físicos e momento atual do nosso fio.
E está tudo bem, ok? O mais importante é entendermos aspectos importantes das nossas madeixas e oferecemos o melhor que podemos à saúde delas.
Acabamos de listar os 9 erros que mais podem destruir um cabelo após a coloração. A partir deles, é possível regular processos, cuidados, atenção e selecionar os melhores produtos, para que a saúde se mantenha lá em cima e seus fios coloridos desfilem lindamente por aí.
Já quer garantir seus produtos para o seu novo cabelo? Nos chama no WhatsApp!
Com carinho,
Clorofitum.