5 formas de hidratar cabelos crespos

5 formas de hidratar cabelos crespos (e de se surpreender com seus fios)!

Em algum momento da sua vida te disseram que o seu cabelo era difícil de cuidar? Já te falaram que os produtos para ele são escassos? E que você não seria capaz de cuidar em casa? Estes são só algumas perguntas infelizes que as donas de cabelos crespos escutam ao longo da vida todinha.

Te entendemos. É desgastante ter que ficar se justificando e provando que pode cuidar do próprio cabelo. Com o histórico de alisamento por grande parte das pessoas com cabelos do tipo 3 e 4, é normal ter uma série de dúvidas sobre os cuidados. 

Afinal, grande parte da vida foi se dedicando a cuidar de um cabelo alisado, certo? 

Respira fundo! Nesta conversa, vamos te apresentar maneiras infalíveis para manter o seu crespo em dia com a saúde. Vocês merecem!

Os crespos precisam de uma mãozinha

Aqueles cachinhos bem fechadinhos são lindos, autênticos, representativos e nos surpreendem pela incrível capacidade e facilidade que têm para mudar. 

Quer penteado? Dá. Quer ele liso? Dá. Quer ele armado? Dá. Quer cachos mais definidos? Dá. Quer usar acessórios? Dá. Quer usar tranças? Dá. 

O crespo proporciona a grande vantagem de mudar conforme seu dia, humor e fase da vida. Em contrapartida, deixa a desejar bastante na hidratação por serem muito ressecados. Devido ao formato espiral, a oleosidade e nutrientes naturais do couro cabeludo precisam percorrer um looongo caminho até alcançar as pontas (e nem sempre chega!). 

Por isto é que seu cabelo precisa de uma mãozinha bem generosa. Para se manter saudável, brilhoso e vivo, ele precisa de empenho e dedicação contínuas. Pelo menos uma vez por semana, pare, olhe para o seu crespo e pergunte: ok, estou aqui. Do que você precisa?

E aí vai uma dica: analise seu aspecto recorrentemente, ou seja, olhe para ele de verdade e com carinho. Vai conseguir identificar se ele está seco, quebradiço ou carente de proteínas estruturantes. 

Essas necessidades são divididas em: 

  • Hidratação: garante a reposição da água perdida ao longo dos dias. Esta é a etapa mais básica justamente porque todo cabelo precisa dela semanalmente. Além disso, é responsável pela manutenção recorrente da saúde capilar. Então, manda brasa!
  • Nutrição: ao fechar as cutículas da fibra capilar e fazer a reposição de lipídios, esta etapa auxilia na proteção de cada fiozinho. Com ela, você se livra do ressecamento de uma vez por todas!
  • Reconstrução: já a reconstrução é super parceira daqueles cabelos muito ressecados, danificados e que já sofreram bastante com a falta de cuidado ou processos químicos intensos. Esta etapa repõe os índices de massa e de proteína necessários para livrar os fios da porosidade e do aspecto quebradiço.

Vamos às maneiras de manter os cabelos crespos intactos?

Não poderíamos começar as dicas sem falar que o primeiro passo de todos é investir nos produtos certos! Os fios crespos, por serem mais ressecados e carentes de nutrientes, não precisam de produtos que retirem ainda mais a pouca proteção natural que têm. 

Aposte em produtos sem sulfato, mais naturais e que descartem as possibilidades daquela limpeza profunda, que resseca ainda mais e retira todo o trabalho de reposição nutricional e de hidratação feito até o momento. 

Assim, com esses produtos denominados de No e Low Poo, os crespos têm mais tempo para digerir tudo de bom que receberam e alimentar cada mecha.

Saiba mais sobre produtos No e Low Poo aqui.

1 – Comecemos pela lavagem

Todo ritual de hidratação começa pela lavagem, certo? Uma pergunta: sabia que há maneiras certas de lavar para não danificar os fios?

Atente-se aos passos:

1) Se o cabelo estiver muito embaraçado, utilize o condicionador como um pré-shampoo e vai soltando os nós com as próprias mãos. Se ele já estiver bem soltinho, pode utilizá-lo ao final da lavagem;

2) Depois, partiu para o shampoo. As donas de cabelos crespos não devem exagerar na dose deste produto, mesmo sendo sem sulfato. A quantidade reduzida é ótima para que a limpeza retire as impurezas sem agredir;

3) Massageie bastante o couro cabeludo. Além de estimular a circulação sanguínea, estimula a produção de sebo (essencial para a hidratação);

4) Enxágue bem e desembarace com um pente de dentes largos;

5) Tudo pronto para a hidratação.

Ah! E não se esqueça de utilizar água fria ou morna, ok? Temperatura amena só traz benefícios!

2 – Aposte na babosa

Já foi comprovado que a babosa in natura traz inúmeros benefícios para os cabelos. Além de ser rica em aminoácidos e minerais, substâncias poderosas, traz uma recomposição surreal dos fios. 

Seu efeito é potencializado quando misturado com a sua máscara capilar favorita. 

Para aplicar no cabelo, separe um recipiente para misturar a babosa com o creme até obter uma mistura homogênea. 

Depois é só aplicar por toda a extensão do cabelo, deixar agir por pelo menos 30 minutos e enxaguar muito bem.

3 – Amido de milho, o amigão das crespas

Um ingrediente da sua cozinha indo direto para seus fios em 3, 2, 1…

Além do amido ser super prático e fácil de encontrar, também se potencializa quando misturado com uma máscara de tratamento

Sabia que ele ajuda na reposição hídrica e afasta o ressecamento?

Assim como a babosa, faça uma misturinha homogênea e aplique em todo o cabelo, deixe agir por pelo menos 30 minutos e enxague muito bem.

4 – Ampolas são mais que necessárias

As ampolas são produzidas e agem para potencializar os efeitos da hidratação. Como concentram nutrientes, vitaminas e aminoácidos importantes para a saúde capilar, não podem ficar de fora dos cuidados. 

Se algum dia você estiver com pressa e seus fios estiverem gritando por s-o-c-o-r-r-o, pode só passar a ampola durante o banho e retirar depois de 5 minutinhos. Diferente das máscaras, seu tempo de ação é mais rápido, e o resultado é uma delícia de tão bom!

5 – Umectação capilar neles

Se tem algo que cabelos crespos gostam, podemos chamá-lo de umectação capilar. Ela é tão requisitada, famosa, importante e traze tantos benefícios… Claro que falaríamos sobre ela! 

Aqui precisamos te pedir que tenha muita paciência com o seu cabelitcho porque este é um processo que precisa de dedicação e envolvimento com cada partezinha.

Faz assim: 

  1. Separe seu cabelo por mechas pequenas enquanto estiverem úmidas;
  2. Agora, com o auxílio de um óleo nutritivo, como o de argan, vá passando por toda a extensão dos fios; 
  3. Aproveite para massagear a raiz e ir soltando os fios com um pente de dentes largos ou com as próprias mãos;
  4. Depois enxágue muito bem;
  5. Repita o procedimento a cada 15 dias.

Como resultado, você terá: hidratação prolongada, complemento dos efeitos da sua máscara, reposição de nutrientes e proteção. 

Tem jeito de não ser feliz desse jeito, minha gente?

Após cuidar do seu crespo, deixe-o secando naturalmente. A utilização do secador, além de dificultar a modelagem e finalização, pode ser prejudicial a longo prazo. Caso precise utilizar, aposte em um difusor, ok? Bora dar vida para os cabelos crespos! 😉

Conheça a nossa linha de produtos Zero Poo, sem sulfatos, desenvolvida especialmente para cabelos como o seu.

Com carinho, 

Cloriftum.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *