5 formas de hidratar cabelos crespos (e de se surpreender com seus fios)!
Em algum momento da sua vida te disseram que o seu cabelo era difícil de cuidar? Já te falaram que os produtos para ele são escassos? E que você não seria capaz de cuidar em casa? Estes são só algumas perguntas infelizes que as donas de cabelos crespos escutam ao longo da vida todinha.
Te entendemos. É desgastante ter que ficar se justificando e provando que pode cuidar do próprio cabelo. Com o histórico de alisamento por grande parte das pessoas com cabelos do tipo 3 e 4, é normal ter uma série de dúvidas sobre os cuidados.
Afinal, grande parte da vida foi se dedicando a cuidar de um cabelo alisado, certo?
Respira fundo! Nesta conversa, vamos te apresentar maneiras infalíveis para manter o seu crespo em dia com a saúde. Vocês merecem!
Os crespos precisam de uma mãozinha
Aqueles cachinhos bem fechadinhos são lindos, autênticos, representativos e nos surpreendem pela incrível capacidade e facilidade que têm para mudar.
Quer penteado? Dá. Quer ele liso? Dá. Quer ele armado? Dá. Quer cachos mais definidos? Dá. Quer usar acessórios? Dá. Quer usar tranças? Dá.
O crespo proporciona a grande vantagem de mudar conforme seu dia, humor e fase da vida. Em contrapartida, deixa a desejar bastante na hidratação por serem muito ressecados. Devido ao formato espiral, a oleosidade e nutrientes naturais do couro cabeludo precisam percorrer um looongo caminho até alcançar as pontas (e nem sempre chega!).
Por isto é que seu cabelo precisa de uma mãozinha bem generosa. Para se manter saudável, brilhoso e vivo, ele precisa de empenho e dedicação contínuas. Pelo menos uma vez por semana, pare, olhe para o seu crespo e pergunte: ok, estou aqui. Do que você precisa?
E aí vai uma dica: analise seu aspecto recorrentemente, ou seja, olhe para ele de verdade e com carinho. Vai conseguir identificar se ele está seco, quebradiço ou carente de proteínas estruturantes.
Essas necessidades são divididas em:
- Hidratação: garante a reposição da água perdida ao longo dos dias. Esta é a etapa mais básica justamente porque todo cabelo precisa dela semanalmente. Além disso, é responsável pela manutenção recorrente da saúde capilar. Então, manda brasa!
- Nutrição: ao fechar as cutículas da fibra capilar e fazer a reposição de lipídios, esta etapa auxilia na proteção de cada fiozinho. Com ela, você se livra do ressecamento de uma vez por todas!
- Reconstrução: já a reconstrução é super parceira daqueles cabelos muito ressecados, danificados e que já sofreram bastante com a falta de cuidado ou processos químicos intensos. Esta etapa repõe os índices de massa e de proteína necessários para livrar os fios da porosidade e do aspecto quebradiço.
Vamos às maneiras de manter os cabelos crespos intactos?
Não poderíamos começar as dicas sem falar que o primeiro passo de todos é investir nos produtos certos! Os fios crespos, por serem mais ressecados e carentes de nutrientes, não precisam de produtos que retirem ainda mais a pouca proteção natural que têm.
Aposte em produtos sem sulfato, mais naturais e que descartem as possibilidades daquela limpeza profunda, que resseca ainda mais e retira todo o trabalho de reposição nutricional e de hidratação feito até o momento.
Assim, com esses produtos denominados de No e Low Poo, os crespos têm mais tempo para digerir tudo de bom que receberam e alimentar cada mecha.
Saiba mais sobre produtos No e Low Poo aqui.
1 – Comecemos pela lavagem
Todo ritual de hidratação começa pela lavagem, certo? Uma pergunta: sabia que há maneiras certas de lavar para não danificar os fios?
Atente-se aos passos:
1) Se o cabelo estiver muito embaraçado, utilize o condicionador como um pré-shampoo e vai soltando os nós com as próprias mãos. Se ele já estiver bem soltinho, pode utilizá-lo ao final da lavagem;
2) Depois, partiu para o shampoo. As donas de cabelos crespos não devem exagerar na dose deste produto, mesmo sendo sem sulfato. A quantidade reduzida é ótima para que a limpeza retire as impurezas sem agredir;
3) Massageie bastante o couro cabeludo. Além de estimular a circulação sanguínea, estimula a produção de sebo (essencial para a hidratação);
4) Enxágue bem e desembarace com um pente de dentes largos;
5) Tudo pronto para a hidratação.
Ah! E não se esqueça de utilizar água fria ou morna, ok? Temperatura amena só traz benefícios!
2 – Aposte na babosa
Já foi comprovado que a babosa in natura traz inúmeros benefícios para os cabelos. Além de ser rica em aminoácidos e minerais, substâncias poderosas, traz uma recomposição surreal dos fios.
Seu efeito é potencializado quando misturado com a sua máscara capilar favorita.
Para aplicar no cabelo, separe um recipiente para misturar a babosa com o creme até obter uma mistura homogênea.
Depois é só aplicar por toda a extensão do cabelo, deixar agir por pelo menos 30 minutos e enxaguar muito bem.
3 – Amido de milho, o amigão das crespas
Um ingrediente da sua cozinha indo direto para seus fios em 3, 2, 1…
Além do amido ser super prático e fácil de encontrar, também se potencializa quando misturado com uma máscara de tratamento.
Sabia que ele ajuda na reposição hídrica e afasta o ressecamento?
Assim como a babosa, faça uma misturinha homogênea e aplique em todo o cabelo, deixe agir por pelo menos 30 minutos e enxague muito bem.
4 – Ampolas são mais que necessárias
As ampolas são produzidas e agem para potencializar os efeitos da hidratação. Como concentram nutrientes, vitaminas e aminoácidos importantes para a saúde capilar, não podem ficar de fora dos cuidados.
Se algum dia você estiver com pressa e seus fios estiverem gritando por s-o-c-o-r-r-o, pode só passar a ampola durante o banho e retirar depois de 5 minutinhos. Diferente das máscaras, seu tempo de ação é mais rápido, e o resultado é uma delícia de tão bom!
5 – Umectação capilar neles
Se tem algo que cabelos crespos gostam, podemos chamá-lo de umectação capilar. Ela é tão requisitada, famosa, importante e traze tantos benefícios… Claro que falaríamos sobre ela!
Aqui precisamos te pedir que tenha muita paciência com o seu cabelitcho porque este é um processo que precisa de dedicação e envolvimento com cada partezinha.
Faz assim:
- Separe seu cabelo por mechas pequenas enquanto estiverem úmidas;
- Agora, com o auxílio de um óleo nutritivo, como o de argan, vá passando por toda a extensão dos fios;
- Aproveite para massagear a raiz e ir soltando os fios com um pente de dentes largos ou com as próprias mãos;
- Depois enxágue muito bem;
- Repita o procedimento a cada 15 dias.
Como resultado, você terá: hidratação prolongada, complemento dos efeitos da sua máscara, reposição de nutrientes e proteção.
Tem jeito de não ser feliz desse jeito, minha gente?
Após cuidar do seu crespo, deixe-o secando naturalmente. A utilização do secador, além de dificultar a modelagem e finalização, pode ser prejudicial a longo prazo. Caso precise utilizar, aposte em um difusor, ok? Bora dar vida para os cabelos crespos! 😉
Conheça a nossa linha de produtos Zero Poo, sem sulfatos, desenvolvida especialmente para cabelos como o seu.
Com carinho,
Cloriftum.