O impacto do pH nos cuidados capilares

O pH desempenha um papel fundamental na formulação de cosméticos, especialmente quando se trata de produtos para cabelos, podendo influenciar diretamente na saúde dos fios e do couro cabeludo. É a medida utilizada para demonstrar o potencial de hidrogeniônico em uma determinada substância. Sendo que, o valor 7 indica um pH neutro; os valores abaixo de 7 indicam um pH ácido e os acima de 7 um pH alcalino.

Como afeta?

O pH natural do cabelo, do couro cabeludo e da pele de um adulto varia entre 4,5 e 5,5. Ao usar um produto de pH ácido (entre 4 e 6), as cutículas do cabelo – camadas externas que protege a estrutura interna do fio – se fecham, resultando em fios mais brilhantes e resistentes.

Já os produtos com pH mais elevado podem causar a abertura dessas cutículas, deixando os cabelos mais ásperos, propensos a quebras e opacos. Além disso, podem alterar a estrutura da queratina (proteína presente nos cabelos que é sensível ao pH), comprometendo a resistência do fio e tornando-o mais suscetível a danos causados pela poluição e calor.

O pH nos produtos capilares

Os shampoos com pH mais ácido ajudam a manter o equilíbrio dos fios, deixando-os menos propensos ao frizz e ao ressecamento. Já os shampoos com pH mais alto (alcalino), como shampoos antirresíduos, abrem as cutículas dos fios para permitir a realização de uma limpeza profunda, mas não devem ser usados com frequência, já que deixam os cabelos sujeitos ao ressecamento e à quebra.

Shampoos infantis, por sua vez, geralmente possuem pH 7, semelhante ao da lágrima para não arder os olhos da criança. Um shampoo infantil geralmente transmite a ideia de ser algo mais suave, natural e por isso muitos acreditam que também seria uma excelente escolha para um adulto. Mas não se engane, enquanto o pH dos fios das crianças tende a ser neutro, próximo de 7 – pois o cabelo infantil é mais fino e ainda pouco exposto a produtos químicos e a fatores externos agressivos – o pH dos fios dos adultos é levemente ácido, como já dito anteriormente.

O shampoo ideal para o uso diário deve ser próximo do tem pH natural dos cabelos, couro cabeludo e pele, ou seja, levemente ácido, para que a limpeza não exponha o interior dos fios, não agrida o couro cabeludo e não influencie na microbiota natural da pele.

Por outro lado, alguns produtos utilizados em tratamentos necessitam de um pH alcalino para sua efetividade. É o caso das colorações, por exemplo, pois este pH facilita a abertura das cutículas do cabelo, permitindo que os pigmentos de cor penetrem na estrutura interna dos fios.

As máscaras capilares com pH mais ácido são indicadas após tratamentos capilares com o objetivo de prender os ativos, já que selam as cutículas. Após a penetração da cor no processo de coloração, por exemplo, estas máscaras são essenciais para garantir fios alinhados (sem frizz), preservação da cor e retenção da umidade (hidratação).

A Clorofitum possui a linha Help Pró-Crescimento, que pode ser a ajuda que seus cabelos precisam!

Shampoo Detox e Máscara Acidificante

O shampoo da linha Help Pró-crescimento é levemente ácido e indicado para o uso diário. Sua limpeza Detox não expõe as cutículas como os shampoos antirresíduos. É um verdadeiro tratamento terapêutico com Raiz forte, 7 ervas (Arnica, Alecrim, Camomila, Castanha da Índia, Confrei, Jaborandi e Quina) e menta piperita para promover couro cabeludo e fios saudáveis!

A máscara Help Pró-crescimento acidificante, com pH entre 2,8 e 3,8 é indicada após tratamentos capilares para selar as cutículas e consequentemente prolongar o efeito dos resultados obtidos.

Toda a linha Help Pró-crescimento foi desenvolvida com ativos eficientes para desintoxicar, controlar a oleosidade, reduzir e prevenir a queda. Possui efeito antipoluição, além de estimular o crescimento capilar. Garante fortalecimento e nutrição surpreendentes, mesmo em um processo rápido de lavagem.

Você sabia?

Mesmo os fios secos precisam de um tratamento detox a cada 15 dias.

Leia mais sobre o Help Pró-crescimento em nosso Instagram.

You May Also Like

Cabelos secos X Cabelos ressecados

O Halloween está chegando!

5 dicas para cabelos incríveis após os 40 anos

Descubra o que um shampoo de baixa qualidade pode fazer com a sua saúde capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *