Dicionário do cabelo afro: 17 termos mais utilizados que você precisa saber

Quem é dona de um cabelo afro já sabe da força, poder, conexão e história que ele carrega, né? Infelizmente, produtos, estudos e dicas para ele surgiram há pouco tempo e muitas técnicas ainda estão em fase de desenvolvimento. Foi somente na década de 70 que pautas do orgulho negro começaram a ganhar mais força.

Mas, ainda bem que aconteceu e a indústria de cosméticos vem dando cada vez mais atenção ao desenvolvimento de cosméticos específicos para cabelos crespos e trazendo mais soluções para que as donas de um belo afro se sintam autênticas, poderosas e únicas.

Neste universo e cenário de melhorias, diversos termos foram surgindo para que os queridos crespos tivessem cada vez mais a saúde que merecem. Mas, será que você está familiarizada com todos eles?

Calma que vamos te dar uma mãozinha generosa com os 17 termos mais utilizados. Acompanhe a conversa deste artigo 😊

Entendendo tudo sobre seu cabelo afro em 3, 2, 1… JÁ!

Saber o que cada termo significa é uma forma suuuper efetiva de facilitar a sua rotina e tornar os métodos e procedimentos ainda mais poderosos. Entendendo melhor cada um deles, você ganha muito mais força para tratar, nutrir e embelezar cada um dos seus fios.

Vamos lá?

 01 – Fator encolhimento

Com certeza você já ouviu falar sobre o famigerado fator encolhimento. Ele é característico de quem tem o fio mais enroladinho.

Devido ao formato em espiral, é normal que os fios pareçam menores do que realmente são. Diferente do que pensam, isso não significa que seu cabelo não esteja crescendo: é só o formato dele.

Saiba como amenizar seus efeitos clicando aqui.

02 – Big chop

Big chop é outro termo muito utilizado, mas que ainda gera muitas dúvidas. Como já comentamos anteriormente, as inovações da indústria da beleza demoraram para chegar e realçar a autenticidade do cabelo afro.

Por isso, não é incomum conversamos com donas de cabelos crespos que tenham um passado bem forte de alisamento e que hoje queiram se livrar de uma imagem que não as representa mais.

Para quem quer retomar ao cabelo natural, o big chop é o caminho mais rápido. Toda a parte do seu cabelo que ainda tem química é cortada para dar espaço só para os fios virgens.

Mas, não tem problema algum se você não optar por este caminho e quiser ir cortando aos poucos, viu?

 

03 – Transição capilar

Depois do big chop ou da decisão de retornar ao cabelo natural, é hora de iniciar o processo de transição capilar.

Este nada mais é do que o processo para não utilizar mais química e ir cuidando de cada mecha do cabelo até que os fios virgens nasçam fortes e saudáveis.

Você não está sozinha nesta. Clique aqui e saiba mais!

 04 – Baby hair

Com a transição capilar, novos cabelinhos vão surgindo com mais evidência. Este termo se refere aos fios bebês, que estão nascendo aos pouquinhos e mostrando como seu cabelo é de verdade.

05 – Liberdade capilar

Comumente utilizado, este termo remete à liberdade de sermos quem somos. Se você, dona de um cabelo afro mara, quer assumir os cachinhos ou alisá-los, esta é uma decisão sua.

O importante é que você se sinta bem e livre na própria pele, e mantenha cada fio muito bem hidratado. Afinal, nada como a beleza de poder ser quem é, né? <3

06 – Day after

Em tradução literal, significa “dia seguinte” e se refere ao dia após a lavagem do cabelo. Utilizando bons produtos e fazendo uma boa finalização, o dia seguinte é muito esperado porque o cabelo fica maaaara!

07 – Método L.O.C

Juntando líquido + óleo + creme, este Método permite uma finalização de respeito às crespas. Como a ondulação do cabelo impede que a hidratação percorra todo o fio com mais rapidez e facilidade, o Método se torna um dos queridinhos.

É só dividir o cabelo por mechas e aplicar a misturinha por toda a extensão dos fios.

08 – Umectação capilar

Pense em uma técnica que vai trazer muuuuita hidratação para seus fios.

Pensou?

É essa mesmo! Ela se chama umectação capilar. Dividindo o cabelo em mechas bem finas, é só passar um óleo hidrante em toda a sua extensão e dormir com uma touca ou fronha de cetim.

No próximo dia, após a lavagem, você verá o resultado maravilhoso!

 

09 – Cronograma capilar

Este é o termo que remete à rotina que salva e dá vida a qualquer cabelo. Cronograma capilar é a rotina de cuidados capilares que garante nutrição, hidratação e reconstrução aos fios. É uma ação impossível de ser ignorada justamente porque reabastece nutrientes, vitaminas e proteínas perdidos de forma constante.

Saiba qual é o cronograma mais indicado para cabelos crespos clicando aqui.

 10 – Bad hair day

Traduzindo, este termo significa “dia ruim para o cabelo”. É normal que seu cabelo acorde de uma maneira que você não esperava e você tenha que utilizar seus dotes capilares para deixá-lo de um jeitinho que você se sinta bem.

Aqui os penteados entram para salvar!

11 – Coque abacaxi

O coque abacaxi é um dos penteados queridinhos.

Coque abacaxi – Imagem: Renata Fraga

 

Ele é um coque bem alto, preso no topo da cabeça, que é utilizado tanto para sair com mais estilo quanto para dormir mais tranquila.

12 – Dedoliss

Após a lavagem e hidratação, vem a finalização. Finalizar o cabelo afro é essencial para que ele fique com a aparência que você gosta.

Dedoliss é uma técnica simples, mas muito eficaz, de definir seus cachinhos. Parece até um babyliss, mas é feita utilizando apenas os dedos.

Com o cabelo ainda úmido, passe um bom creme de finalização, pegue mechas bem finas do seu cabelo e vai enrolando os fios com os dedos até chegar ao cacho que deseja.

13 – Box braids

Sabia que as tranças super, mega, ultra queridas têm uma representação e simbologia especial?

Elas são muito utilizadas quando o assunto é mudar um pouco o visual ou passar pela transição capilar de forma mais tranquila.

Temos um guia completo sobre elas aqui. https://clorofitum.com.br/guia-completo-como-manter-e-cuidar-de-trancas-box-braids/

14 – Pente garfo

Muito valorizado pela população negra, este é o pente do poder. Além de toda a simbologia que carrega, com certeza vai deixar seu black power super autêntico e volumoso.

Conheça toda a força dele e como utilizá-lo clicando aqui.

15 – Low Poo/No Poo

Low e Noo Poo é uma das técnicas obrigatórias de qualquer crespa. Ela garante que seu cabelo seja limpo e cuidado sem retirar excesso da oleosidade natural, das vitaminas e nutrientes do couro cabeludo.

Por ser um tipo de cabelo naturalmente mais seco, esta é uma atenção importante a se ter com ele.

16 – Co-wash

Esta técnica vem para complementar os adeptos de uma higienização de cabelos com menos shampoo: a co-wash defende a lavagem só com condicionador.

É ótima principalmente para cabelos cacheados e crespos.

Surpreenda-se com ela clicando aqui.

 17 – Aceitação

Talvez você olhe para esta palavra e pense “eu já sei o que ela significa”. Mas, para muuuito além de um significado de dicionário, aceitação é se olhar no espelho com afeto, respeitando sua história e caminhos percorridos, e se amando integralmente.

Só alcançamos a aceitação quando estamos em paz com nós mesmos.

Ao final de todos esses termos e mais conhecimento sobre seu cabelo afro, tudo o que te desejamos é mais aceitação e afeto por quem você é.

Qual desses termos você não conhecia? Deixe aqui nos comentários para sabermos 😊

 

Com carinho,

Clorofitum Cosméticos.

You May Also Like

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

Couro cabeludo: o que o deixa sensível (dolorido)?

Cabelos fitness e fortes 💪🏻😃

Choque de estímulo para o crescimento capilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *