No empreendedorismo, investir em uma rede de franquias é, sem dúvidas, uma das maneiras mais seguras, rápidas e certeiras de ter retorno. Mas, mesmo carregando o nome de uma marca já consagrada, é preciso investir tempo e boas estratégias para entrar no caminho das franquias de sucesso.
Isto porque você vai precisar conquistar o seu público, uma boa imagem, agregar valor, se relacionar e, por consequência, ser confiável para as pessoas. Para ter uma boa reputação e crescer, o pior erro é se ancorar apenas na divulgação que já existe da marca e não trazer um rosto próprio para a sua franquia.
Em tempos em que vivemos a Nova Economia, na qual os consumidores buscam cada vez mais por identificação, propósito, relacionamento e conexão, se diferenciar se tornou essencial. Afinal, quando o foco está totalmente no produto, o faturamento do final do mês vem abaixo das expectativas.
Garantimos que a conversa de hoje vai te ajudar muito, franqueado.
Vamos nessa!
Nova economia, novo mercado, novo consumidor
Se diferenciar nunca foi tão importante e lucrativo.
Inseridos em um mercado de franquias como o brasileiro, o qual cresce a um ritmo de mais de 7% e faturamento bilionário a cada ano, as opções para o consumidor são inúmeras. As franquias que não tiverem um motivo bem aparente, que induz ao desejo de compra, e um diferencial marcante, dificilmente ocuparão um espaço privilegiado no mercado.
Diferente de alguns anos atrás, em que era só ofertar o produto e a compra já acontecia, os consumidores da Nova Economia buscam por atração, informação, relacionamento e identificação antes de passar o cartão.
A verdade é que nossos clientes de hoje não querem mais ser tratados como um mero CPF: eles querem participar das marcas, entenderem seus motivos e valores, e se sentirem pertencentes à uma comunidade com propósitos claros.
Ao olharmos para o mercado hoje, é claro vermos as marcas se posicionarem e trazerem à tona o que acreditam: diversidade, vegetarianismo, sustentabilidade, conforto, harmonia, sensação de alegria, entre outros.
Assim, as pessoas ficam tão aquecidas e passam a confiar tanto na sua franquia que esperam ansiosamente por lançamentos, novos conteúdos, histórias que as aproximem de você e acreditam muito nos produtos ofertados.
O que tem por trás das franquias de sucesso
Se na nova economia nada acontece por acaso, saiba que tudo acontece por motivos bem claros: boas estratégias e muita confiança de que sua franquia pode ir muito além!
Antes de tudo, elas entendem que para alcançarem lugares nunca antes vistos, é preciso se desafiar a fazer o que nunca antes foi feito.
Segure firme e pegue uma pipoquinha porque vamos desvendar os maiores segredos das franquias que dão certo:
Elas sabem o porquê existem
Simon Sinek, uma grande referência mundial para empreendedores, disseminou uma teoria muito transformadora: não basta só saber o que você vende ou como você vende. Todo mundo já sabe isso.
O grande diferencial está no porquê e nas motivações que te levam a fazer o que você faz.
Têm uma promessa clara
Sempre que compramos algo, buscamos por transformação e resultados, né? Ninguém quer comprar algo para não ser útil.
No ato da venda, promessas irresistíveis são aquelas que são concretas, relevantes para o seu público-alvo, claras, coerentes com o seu porquê, atrativas e comprovadas.
Então, se a sua promessa é elevar a autoestima de mulheres por meio de produtos que transformam seus cabelos, por exemplo, sua franquia precisa se ancorar nela e defendê-la.
Têm uma visão clara
Saber onde você quer chegar é o que vai garantir que seu empreendimento não dispenda energia só correndo em círculos. Franquias de sucesso sabem onde querem chegar, priorizam permanecer no caminho e fogem de atalhos que prometem soluções fáceis demais.
A visão reflete suas aspirações para o futuro. Para defini-la, reflita sobre o que você quer alcançar e o que deseja para os próximos anos.
Têm personalidade
Quanto mais de você sua franquia tiver, mais chances terá de se conectar com o seu público, afinal, pessoas se conectam e compram de pessoas (e não de uma logo ou empresa qualquer).
Adeque a sua imagem, linguagem, tom de voz, cores, mensagens e conteúdos para transmitirem exatamente o que você acredita, e que seu público se conecta.
Para ter cada vez mais personalidade, defina os seguintes aspectos: no que a marca acredita? O que é importante para você e sua franquia? O que é essencial na hora de tratar os seus clientes? Quais das suas características você quer evidenciar?
Priorizam uma comunicação emocional ao invés de comercial
95% das nossas decisões diárias de compra são impulsionadas pela emoção – é o que diz uma pesquisa importantíssima realizada pela Universidade de Harvard.
Depois até podemos justificar a compra com alguma razão racional, mas elas partem de uma premissa extremamente emocional.
Quem nunca comprou um novo produto de skincare que acabou de ser lançado mesmo tento milhares dentro do armário?
Acontece, né? rsrs
Proporcionam uma experiência única ao consumidor
Franquias de sucesso entendem que o consumidor é um ser humano com dores, necessidades e desejos únicos, e que por isso merecem ser tratados com respeito do início ao fim.
Mapeie todos os pontos de contato que ele pode ter com a sua marca e proporcione uma experiência única para ele, do pré ao pós-venda: ofereça suporte, garantias do produto, e-mails personalizados, embalagens exclusivas, pré-lançamentos com desconto, etc.
Agregam valor por meio de conteúdos únicos
Sabe por que a estratégia de produção de conteúdo é a mais efetiva de aproximação e conexão com o nosso público?
Porque levamos tanto valor, informação e agregamos tanto à vida dele, que ele sentirá muita confiança e admiração por nós.
Para além de postar apenas conteúdos de venda explícita, também é essencial produzir outros 3 tipos de conteúdos: de entretenimento, educativo e inspiracional.
Administram profundamente a franquia
Tem um lado maravilhoso na administração de franquias que quase ninguém observa: o franqueado tem a chance de aprender e se aperfeiçoar sobre diversas áreas – comunicação, finanças, estoque, jurídico, recursos humanos, etc.
Franquias de sucesso precisam administrar e ajustar constantemente cada uma dessas áreas.
Entendem que o processo de venda tem a confiança como base
Ninguém compra de quem não conhece ou não confia, né? O dinheiro é sagrado e suado. Por isso que o novo comportamento do consumidor tem avaliado e pesquisado muito mais antes de passar o cartão.
Mostrar um rosto, se relacionar, chamar cada cliente pelo nome, ser cordial, contar histórias e evidenciar valores humanizam a sua franquia e tornam a confiança um processo muito mais natural.
Sabem que não estão sozinhas
Que a verdade seja dita: o melhor lado de ser empreendedor de franquias é que você nunca estará sozinho e sempre poderá contar com o apoio do franqueador.
É uma alegria receber um novo franqueado. Por isso as empresas costumam ser muito abertas para ajudar nas dificuldades e medos, e impulsionar a franquia para nunca parar de crescer.
Atenção! Nenhum desses elementos deve ser visto como uma formalidade qualquer: franquias de sucesso vivem o que defendem e acompanham o mercado para atender cada vez melhor às necessidades de seus clientes.
Ainda não é um franqueado? Entre em contato conosco! Será um prazer ter você no nosso time de sucesso 😊
Com carinho,
Clorofitum.