Como conquistar mais clientes e vender mais?

Não podemos negar que vivemos um boom tecnológico nunca antes visto ou experienciado. A grande maioria das pessoas e dos negócios migraram para o meio online na tentativa de encontrar novas formas de angariar espaços, conquistar clientes e vender mais.

Se ainda considerarmos mercados em ascensão, como salões de beleza, barbearia e franquias, percebemos que o meio online ganha ainda mais importância e clareza: os potenciais clientes estão transitando livremente e constantemente por aqui.

Apesar de trabalhar para tornar seu negócio cada vez mais lucrativo ser um anseio de muitos, ainda percebemos uma grande quantidade de empreendedores que não utilizam es estratégias do jeito certo, nem se valem de boas técnicas de persuasão na hora da venda.

Antes mesmo de conquistar espaços e disseminarmos o que vendemos, precisamos preparar muito bem o terreno.

Neste artigo, separamos dicas infalíveis para você. Prepara-se!

Imagem: Freepik

A importância da experiência para as vendas

Pensa só que você é convidado para ir à casa de alguém que não tem muita intimidade.

Antes de chegar lá, o hospedeiro pesquisa sobre suas preferências, gostos e estilo de vida na intenção de te oferecer a melhor estadia possível.

Chegando lá, você já é recebido na porta com um cafezinho (ele sabe que você gosta muito), com uma comida vegetariana (ele sabe que você é contra o abate de animais) e com assuntos sobre negócios, vinhos e beleza (ele sabe que isso te encanta e faz parte da sua vida).

A experiência foi incrível e única porque o hospedeiro sabia com quem estava falando.

Agora, trazendo para o mundo dos negócios e das vendas, muitas vezes presenciamos o contrário: empreendedores querendo vender mais a cada dia, mas esquecendo de se importar e de conhecer seu cliente para poder oferecer sempre o melhor a ele.

Para surpreender e conquistar mais adeptos à sua marca, o caminho é um só: se importar com quem possa ter interesse em seus produtos e serviços, e se esforçar para oferecer a melhor experiência e benefícios a ele.

Saia da mesmice: 6 passos para vender mais

Olhe para a venda como se fosse só mais uma etapa do relacionamento humano: precisa ser respeitosa, humana e confiável para ser efetiva. Por isso, “só” ofertar os serviços do seu salão de beleza ou os cosméticos da sua franquia, por exemplo, não é suficiente.

O consumidor da Nova Economia exige muito mais que isso: ele quer relacionamento, conexão e identificação com quem você é e o que sua marca representa.

Logo, o primeiro passo para vender mais é:

Passo 1: mostre quem você é

Traga seus valores, crenças e a história do seu negócio à tona. Uma comunidade de pessoas se identificará com você e te escolherá no ato da compra porque estabeleceu um relacionamento mais próximo a você.

Passo 2: atravesse a rua

A maioria de nós vive no piloto automático: mesmo lugar, fazendo sempre os mesmos caminhos e trajetos. Muitas vezes, já sabemos até contar os passos e onde há buracos perigosos. Ou seja: total zona de conforto.

Para vender mais, é preciso se permitir atravessar a rua quando não tiver mais fazendo sentido ou não dando mais certo. Quando sempre pensamos do mesmo jeito, deixamos de avançar e de encontrar novas possibilidades.

Veja o seu negócio com um olhar diferente, se arrisque a tirar projetos do papel e a oferecer uma experiência mais personalizada para seus clientes.

Passo 3: estabeleça uma promessa para o que você vende

Mesmo quando compramos uma lâmpada, a compramos pela transformação que ela nos proporciona. Ou seja: queremos a iluminação e não o objeto de fato.

Se você é dono ou dona de um salão de beleza, por exemplo, qual transformação leva aos seus clientes? Beleza, autoestima, cuidado, saúde capilar, bem-estar…? Seja lá qual for, é essencial evidenciá-la – já que não pagamos nada sem ter clareza dos resultados que podemos obter.

Passo 4: esteja no meio online

Estar bem posicionado no meio online é garantia de que seu negócio ganhará escala, que você terá inúmeras possibilidades de vender mais e de ser visto por mais pessoas.

Confira como ter um Instagram de destaque

Passo 5: estabeleça a coerência como um dos princípios da sua marca

A coerência é um dos pilares mais importantes da construção de qualquer marca. Ser coerente é levar a sua verdade, quem você é, ponto de vista e despertar emoções únicas nos consumidores.

Quando nos posicionamos como uma marca de produtos veganos, por exemplo, toda cadeia produtiva e ações precisam seguir uma linha sustentável: desde a bandeira que levantamos e causas que defendemos, até as cores, símbolos e histórias que utilizamos.

Passo 6: seja frequente na mente e coração da sua audiência

Para ser frequente na mente da sua audiência e, consequentemente, sempre ser lembrado, é preciso estar em constante relacionamento e interação com ela.

Já que a atenção é o ativo mais valioso da atualidade e que a disputamos com outras inúmeras atividades feitas ao longo do dia, a produção de conteúdo relevante se torna essencial.

Para isso, o que produzimos não pode ser só bom, precisa levar a nossa própria voz para sermos magnéticos, autorais e de alto impacto.

No Instagram, construa sua produção de conteúdo levando em consideração que existem 4 quadrantes muito importantes:

  • Entretenimento: reels e memes;
  • Inspiracional: histórias, rotinas, frases, conquistas, reflexões;
  • Educacional: informações relevantes que resolvam dores e necessidades dos seus clientes;
  • Convencimento: exposição dos seus produtos e serviços para venda direta.

Para conquistar clientes e vender mais, o primeiro passo é criar um relacionamento e conexão difíceis de serem ignorados. Assim, o seu cliente se lembrará da sua mensagem, do seu conteúdo, das suas cores e, principalmente, de quem você é.

Dessa forma, você estará no topo da lista na hora de escolher um produto ou serviço como o seu.

 

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Com carinho,

Clorofitum.

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