Logo, logo a temperatura vai começar a cair, os dias vão ficar mais curtos, as flores mais murchas e as ruas forradas de folhas secas. Parece até um cenário de filme, né? Mas é só o outono já batendo à porta.
Sempre que enfrentamos mudanças de estação, precisamos ficar bem atentos à nossa saúde: choques de temperaturas, de ambientes e variações na umidade do ar acontecem.
É por isto que os cuidados importam e devem ser específicos para cada parte do corpo. Com o cabelo, não é diferente: ele sente com as mudanças climáticas e com o tempo mais seco que se aproxima.
Calma, calma! Continue com a leitura que te ajudamos!
Preparo #1: cuidado com a temperatura da água!
À medida que vamos nos aproximando do outono, enfrentamos uma redução na temperatura. É normal que nossos banhos fiquem mais quentinhos, né? Já que lá fora os ventos diminuem os graus, pelo menos estaremos bem acomodados com o nosso corpo.
Mas, muita atenção: a água quente é uma das maiores vilãs do cabelo. Além de deixá-lo ressecado, sem brilho e movimento, torna-o frágil, quebradiço e sem nutrição. Tudo porque o excesso de calor é capaz de sensibilizar os fios e deixá-los desprotegidos.
Por mais que você cuide muito bem deles, o excesso de água quente vem para destruir tudo o que está sendo feito.
Como alternativa, temos 2 dicas para você:
- Começar desde já a ir se adaptando com um banho morno;
- Tomar um banho quente e lavar o cabelo com água fria no tanque.
Preparo #2: atenção à limpeza
Devido ao tempo mais seco do outono, há mais concentração de poluentes na atmosfera e ficamos expostos à toda poluição retida no ar. Segundo dados do site UOL, os índices de poluição aumentam cerca de 80% com a ida do verão.
Ou seja, não é brincadeira.
É natural que grande parte desses poluentes fiquem retidos na fibra capilar, tornando o cabelo mais opaco e sem vida.
Como alternativa, temos 1 recomendação das fortes:
- Uma vez por semana ou a cada 15 dias (a depender da frequência de lavagem e nível de ressecamento dos fios), invista em um shampoo de limpeza profunda na lavagem. Ele vai remover os resíduos pesados e deixar o cabelo livre da poluição que reflete diretamente na saúde capilar.
Preparo #3: secador e chapinha pra lá!
Com o fim do verão, enfrentamos um ar bem mais seco, uma umidade bem tímida e pouca chuva. Essas características impactam diretamente no cabelo e causam a diminuição da umidade capilar.
Por consequência, temos fios secos, frágeis e propensos à quebra.
Como alternativa, temos 1 dica indispensável:
- Utilize fontes de calor somente uma vez ou outra, quando realmente não tiver outra alternativa. Caso contrário, salve a umidade do seu cabelo e dê uma pausa na utilização desses equipamentos! 😊
Preparo #4: atenção à queda capilar no outono
São inúmeros os casos de pessoas que sofrem com a queda de cabelo ao longo do choque entre as estações. Se este é o seu caso, calma que tem solução: como os cabelos ficam mais frágeis, perdem proteínas e nutrientes importantes para os poluentes da atmosfera, a atenção deve se voltar para cuidados consistentes.
Como alternativa, temos 2 dicas essenciais:
- Invista em um cronograma capilar de verdade para mantê-lo forte;
- Inclua um shampoo que incentive o crescimento dos fios e fortaleça o couro cabeludo na sua rotina.
Preparo #5: reconstruções já!
Como já citamos aqui, se no verão precisamos nos proteger do sol, da água do mar e da piscina, no outono a preocupação se volta para a grande vilã da estação: a poluição excessiva.
Para passar por essa fase com saúde e manter a vitalidade do cabelo, é preciso fortalecer a fibra capilar para que ela recupere as proteínas, vitaminas e nutrientes importantes perdidos no dia a dia.
Como alternativa, temos 2 dicas valiosas:
- A cada 15 dias, invista em procedimentos de reconstrução e utilize uma máscara de tratamento específica para recuperar cada fiozinho.
- Seguir uma rotina de cronograma capilar ajuda bastante. Preparamos, de maneira personalizada, um cronograma infalível para cabelos muito danificados ou para períodos que exigem muita desenvoltura com os fios (como o outono):
Semana 1 – reconstrução • nutrição • hidratação
Semana 2 – hidratação • hidratação • nutrição
Semana 3 – reconstrução • nutrição • hidratação
Semana 4 – hidratação • hidratação • nutrição
Preparo #6: dê um up no visual
Como o outono é mais frio, tem ventos mais fortes e dias mais cinzas, é super comum as pessoas buscarem formas de trazer um up ao visual, inovar nos cortes e investir em cores mais quentes nos cabelos.
Se você já estiver louquinha e louquinho para pintar os fios, se atente ainda mais à saúde deles, ok?
Como alternativa, aí vai uma dica preciosa:
- Cabelos com coloração passam por um processo de mudança da fibra capilar. Portanto, incluir produtos específicos e personalizados para as novas necessidades de fios pós-química é o que vai garantir a vitalidade de cabelos mais quentes!
Preparo #7: vai para longe, frizz!
Para quem já sofre com frizz, sabe muito bem que a ventania da estação ama deixar os fios totalmente descontrolados. Para controlar a situação, não tem outro caminho a não ser muita hidratação, uso de finalizadores e óleos reparadores.
Como alternativa, aí vai 4 dicas de ouro:
- Investir em produtos antifrizz é a chave do sucesso;
- Na hora que for secar as madeixas, use uma toalha de algodão e evite a fricção. Seque dando umas amassadinhas de leve;
- Evitar ficar passando a mão no cabelo a cada minuto garante que ele fique mais no lugar dele;
- Nos dias em que você não estiver nem um pouco satisfeita ou satisfeito, aposte em um penteado que será sucesso.
É, pessoal… Nem só de verão vive o brasileiro, né? Hora de se desligar da estação mais quente do ano e dar olá ao outono.
Comente aqui embaixo se conseguimos te ajudar nessa preparação? Vamos amar saber!
Com carinho,
Clorofitum.