A psoríase é uma doença onde as células da pele se acumulam em placas escamosas, o quadro inclui vermelhidão, descamação e coceira.
Causa e tratamento
A causa exata não é conhecida, mas acredita-se que está relacionada a um distúrbio no sistema imunológico que pode ser desencadeado por uma situação de estresse, infecção e pelo frio. No frio, o ar seco, as temperaturas baixas e a menor exposição ao sol podem agravar os sintomas.
O tratamento visa remover as placas e impedir que as células da pele cresçam rapidamente.
As formas de tratamento podem incluir cosméticos, fitoterápicos e em casos graves medicamentos receitados por um médico especialista.
Importância da hidratação para a psoríase
Manter a pele hidratada alivia os sintomas da psoríase e previne a ocorrência de surtos da doença. Com maior umidade na região afetada a descamação é controlada, assim como a secura que pode levar a rachaduras na pele; além disso, há um alívio na sensação de coceira. A absorção de pomadas e de dermocosméticos também tem a ação melhorada na pele hidratada.
A utilização de óleos vegetais próprios para a pele logo após o banho é uma excelente estratégia na intensificação da hidratação e recuperação da pele.
Os Óleos Renovadores, da Clorofitum, traz um blend de óleos ricos e benéficos à pele em uma fórmula 100% vegetal. Dentre eles o Óleo de Girassol rico em antioxidantes que protegem as células do corpo, fortalecendo o sistema imunológico, com propriedades calmantes e hidratantes e excelente poder de cicatrização, o que melhora o quadro de irritação na pele. E o Óleo de Macadâmia que conta com ácidos graxos, especialmente o ácido oleico (ômega-9) e o ácido palmitoleico, conhecidos por suas propriedades hidratantes e nutritivas.
Para a manutenção da hidratação ao longo do dia deve-se utilizar e reaplicar com frequência um hidratante com propriedades prebióticas – que protegem a pele.
A esfoliação e a psoríase
A esfoliação pode ser benéfica para a pele com psoríase desde que feita com produtos suaves e não abrasivos, pois ajuda e remover as células mortas acumuladas e as escamas espessas que formam na região afetada. Essa remoção também ajuda na melhora da absorção de outros produtos tópicos utilizados no tratamento.
As águas termais e a psoríase
As águas termais são conhecidas por suas aplicações terapêuticas o que inclui seus benefícios para as pessoas que sofrem com a psoríase. Elas contem propriedades calmantes para a pele irritada e inflamada e aliviam a coceira. Ricas em zinco, com propriedades anti-inflamatórias, e outros minerais capazes de acelerar a cicatrização. Neste contexto, a linha Fonte da Juventude, da Clorofitum, traz dois produtos que podem contribuir muito para melhora do quadro da psoríase: um esfoliante não abrasivo, a Gomagem Corporal, e Águas Termais Fonte da Juventude.
Ambos contam em sua fórmula com as propriedades terapêuticas das Águas Termais e com o extrato da Rosa de Jericó, também conhecida como Planta da Ressurreição, que conserva e proporciona a pele propriedades altamente eficientes de hidratação e reparação.
É importante sempre consultar um médico especialista, em especial quando o quadro é agravado, para avaliar a necessidade de tratamento medicamentoso.
Leia também: SALVE SUA PELE NESTE INVERNO