O corte Chanel foi popularizado na década de 1940 pela estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, também conhecida como Coco Chanel.
Um pouco da história de Coco Chanel:
A estilista foi uma mulher moderna (à frente de seu tempo). Influente na moda, ela questionava padrões impostos pela sociedade.
Coco Chanel criou roupas confortáveis que facilitavam a rotina de trabalho das mulheres sem perder a elegância. Ela também ficou conhecida pelo corte Chanel, consagrado em todo o mundo, se tornando um clássico por sua simplicidade e elegância.
Curiosidades:
Um fato curioso é que o corte é conhecido como Chanel aqui no Brasil, em países de língua inglesa é conhecido como “bob cut” ou simplesmente “bob”.
Muitos dizem, que o corte foi criado pela estilista pouco antes de um desfile, onde ela decidiu inovar. Mas existe outra história que diz que seu secador de cabelo atrapalhou e queimou parte do seu cabelo, então a estilista teve que cortá-lo curto.
A estilista francesa é realmente um ícone no universo da moda e da beleza. Sabia que foi ela quem criou “o vestidinho preto” desmistificando o uso da cor preta nas roupas para simbolizar o luto. Ela também fez história no universo dos perfumes, mais isso é assunto para outro artigo. Rs.
O corte Chanel e suas variações:
No Chanel clássico, o corte deve ser feito em linha bem reta abaixo do queixo, dando a impressão de um leve bico na parte frontal, com as pontas levemente viradas para dentro. Mas como os estilos e a moda são dinâmicos, já são muitas as variações aplicadas ao corte. Dentre elas, destaca-se o Chanel aliado ao corte assimétrico.
No corte assimétrico, o comprimento dos cabelos é feito de forma desigual, criando camadas ou de forma que em um lado do rosto o cabelo fica mais curto e no outro mais comprido.
A assimetria está associada a um estilo moderno e pode realçar características faciais específicas. Sabe quando você gosta mais de um lado do rosto do que do outro? Você pode usar a assimetria no corte para deixar em maior evidência o lado que te valoriza.
A franja também pode ser adotada no corte Chanel, de forma simétrica (retinha) ou assimétrica, como em uma franja desfiada, por exemplo.
Vou deixar aqui duas frases da estilista que marcam a sua jornada:
“A simplicidade é a chave de toda verdadeira elegância.” Coco Chanel
“O luxo deve ser confortável, caso contrário, não é luxo.” Coco Chanel
Agora conte nos comentários o que você acha do corte Chanel.