Aaaaaaah, o amor está no ar e o mês de junho já vem dando às boas-vindas.
Nesta época, que marca o Dia dos Namorados, o friozinho, o caldo quentinho
e as festas juninas vêm para animar nossos dias.
Para os salões de beleza, esta pode ser uma data bem estratégica para dar
um gás nas vendas e fazer lançamentos de serviços inéditos. Afinal, por ser
considerada a data do amor, as pessoas querem vivenciar e proporcionar boas
experiências ao parceiro ou parceira.
Por isso, se você ainda não se planejou para ter resultados positivos ao
longo deste mês, a gente te dá uma mãozinha.
Continue por aqui porque o objetivo é sempre te ver crescer!
O que você não sabe sobre o Dia dos Namorados
Apesar do comércio comemorar o Mês do Amor, o Dia dos Namorados no Brasil acontece no
dia 12 de junho. Há várias curiosidades em cima da data e vamos te contar algumas:
- 12 de junho foi a data escolhida porque é a véspera do Dia de Santo Antônio – o Santo Casamenteiro;
- A data surgiu em 1949 com um viés totalmente comercial. Um publicitário chamado João Dória ouviu alguns comerciantes do estado de São Paulo reivindicando que o mês de Junho era muito fraco para as vendas;
- As flores vermelhas são campeãs de venda nesta data. Isso porque o vermelho representa amor, paixão e desejo, e porque representa Vênus, a Deusa do Amor em Roma;
- Está aumentando cada vez mais o número de consumidores que escolhem SE presentear nesta data;
- Por ser um dia cheio de emoções, as pessoas procuram cada vez mais por presentes representativos e significativos. Muitas vezes, o fator preço é irrisório;
- Presentes que envolvem beleza, como cosméticos e perfumes, estão entre os mais procurados para a data.
Inteligente é aquele empreendedor ou aquela empreendedora que aproveita as datas
comemorativas do ano com boas estratégias e experiências irresistíveis.
Lembre-se: no Mês do Amor, é preciso proporcionar produtos e serviços que levam emoção,
cuidado, zelo e atenção. Ou seja: é o momento de conquistar.
Então, segure bem firme nessas 7 dicas:
1) É o momento de promoções estratégicas – quem não gosta daquelas promoções
“faça isso e ganhe aquilo”? Elas são ótimas porque desencadeiam gatilhos positivos na
nossa mente e a sensação maravilhosa de que estamos ganhando algo. Você pode
lançar alguns vouchers estratégicos e oferecer à clientela.
Exemplos:
- Consuma 300 reais e ganhe uma massagem corporal;
- Compre o Kit Power e ganhe uma hidratação capilar de brinde;
- Fechando o pacote de 4 semanas de hidratação capilar, o casal ganha 30 minutos de massagem juntos.
2) Ofereça experiências – que tal fazer pacotes de até 2 horas de pura exclusividade
para os casais? Reservando este pacote, o salão fica aberto somente para o casal e
vários procedimentos podem ser feitos com os dois juntos. Estimule o amor com velas
e fragrâncias, e ofereça experiências em conjunto: momento relaxante com
massagem, momento do vinho e de uma aulinha de dança, momento da hidratação
capilar, momento do corte, etc. Inclua aqui o que faz sentido para a sua clientela, tá?
3) Dê sugestões de presentes – aproveite que os produtos de beleza são muito
requisitados para a data e ofereça kits personalizados e fáceis de presentear. Você
pode montar cestas com produtos e procedimentos utilizados no seu salão e fazer
uma série de tutoriais mostrando o quão maravilhosos são aqueles produtos. Pode até
segmentá-las por: cesta perfumaria, cesta pele perfeita, cesta cabelo dos sonhos, etc.
4) Envolva os casais – que tal lançar concursos e premiações para estimular a interação
entre casais? Um exemplo de concurso: o casal que completar 10 procedimentos
estéticos no mês concorrerá à uma sessão de fotos. Sonho, né?
5) Faça collabs – seu concurso pode ficar ainda mais interessante com parcerias.
Imagina potencializar sua força de vendas e de experiência com um fotógrafo, para
uma sessão de fotos exclusiva, ou com um sommelier, para uma sessão de degustação
com vinhos e queijos do mundo todo… Huuum, que delícia!
6) Estimule a recorrência – é aqui onde mora uma das estratégias mais poderosas de
todos os tempos: aproveitar de todo este período de encantamento para estimular
que os clientes voltem ao seu espaço e consumam de você. Aqui, combos, pacotes e
cartões de presente funcionam muuuuito bem. Então, bora pensar neles e inclui-los
em suas estratégias, viu?
7) Não tenha medo de prospectar – sabe tudo isso que você está pensando e
planejando para o Dia dos Namorados? De nada vai adiantar se não for divulgado e
fazer com que seus clientes saibam. Divulgue, envie por WhatsApp e faça ofertas
personalizadas. As pessoas só terão ciência do que está sendo oferecido pelo seu salão
de beleza quando você falar.
O Dia dos Namorados é uma data muito desejada para estimular não só o amor,
como também a autoestima e experiências entre os casais. Também é uma data em
que as pessoas gostam de presentar elas mesmas. Por isso, você, como dono e dona
de salão de beleza, tem o queijo e a faca em mãos.
Precisa de mais um empurrãozinho? Nos chama no WhatsApp que te ajudamos a
montar certas poderosas para a venda!
Com carinho,
Clorofitum.