Umectação: o que é e quando fazer?

Vamos falar hoje de um assunto que tem sido cada vez mais debatido: o processo de umectação capilar e sua importância. 

Cabelos ressecados e com muito frizz é um indicativo forte de que o cabelo necessita de umectação.

Mas, o que é a umectação capilar?

A umectação tem como base uma técnica milenar, utilizada pelas indianas, onde os fios são embebidos em óleos, com o objetivo de melhorar a nutrição e aspecto dos cabelos.

Na atualidade, a indústria cosmética tem desenvolvido fórmulas cada vez mais eficazes para garantir que o procedimento devolva os nutrientes e a oleosidade natural dos fios, perdidos pela exposição a fatores como fonte de calor excessiva (sol, secador, prancha), poluição e procedimentos químicos.

Indicada para todos os tipos de cabelos, a umectação faz-se imprescindível, principalmente, para os cabelos cacheados, crespos e em transição, pois nestas curvaturas a oleosidade natural encontra barreiras para avançar do couro cabeludo para as extremidades. O tratamento também é indicado para os cabelos que sofreram corte químico e para o tratamento de pontas duplas. É necessário ressaltar que todas as curvaturas se beneficiam quando a indicação é recuperar fios ressecados.

Qual o produto ideal para o processo de umectação?

Existem diversos óleos vegetais com ativos capazes de trazer benefícios aos cabelos. Fórmulas otimizadas que combinam propriedades desejáveis e aumentam sua capacidade de ação são oferecidas pela indústria de cosmetologia. 

A Clorofitum Cosméticos já se prepara para o lançamento de um edição especial de Cauterizadores de pontas, dentre eles, um preparado especialmente para o processo de umectação, com óleo de abacate e tamanú que traz uma fragrância floral/frutada que tornará este momento um verdadeiro spa relaxante.

O óleo extraído do abacate é antioxidante, repositor lipídico e de minerais e confere aos fios brilho e maciez, estimulam o crescimento e reduz a queda capilar. O óleo de tamanú é hidratante, nutritivo, doador de brilho e fortalecedor. 

Vale ressaltar que todas as versões dos Cauterizadores Clorofitum podem ser utilizados no processo de umectação de forma benéfica, sendo esse processo potencializado pela versão Abacate e Tamanú.

Como realizar a etapa de Umectação?

Vamos falar aqui de duas técnicas de umectação: a tradicional e a noturna. Em ambas, para realizar o procedimento, divida os cabelos em mechas, e aplique o cauterizador de pontas de forma generosa, enluvando mecha a mecha.

Na umectação tradicional o cauterizador deve agir por duas horas. Indica para  tratar cabelos ressecados de diferentes curvaturas, o que inclui os lisos que sofreram procedimentos químicos.

Já na umectação noturna, estamos falando do sono da beleza, é isso mesmo, utiliza-se uma touca para proteger os fios, deixando o Cauterizador Clorofitum agir durante o repouso. Indicado para cabelos extremamente ressecados, ondulados ou crespos.

Como retirar o óleo após o procedimento?

Após a umectação, lave como de costume os cabelos ou opte pela técnica UCPE para uma melhor remoção do Cauterizador Clorofitum, evitando um aspecto pesado nos fios. Vamos à técnica:

Umectar: passo a passo da umectação tradicional ou noturna;

Condicionar: Condicione mecha a mecha, enluvando. Aplique uma quantidade generosa da sua máscara de tratamento Clorofitum preferida em quantidade generosa, para que o óleo se misture à máscara e torne mais fácil a sua remoção. 

Pausar: Deixe a máscara agir de 15 a 20 minutos, o que também potencializará o processo de hidratação;

Enxaguar: Enxágue de forma abundante, com água fria ou morna, nunca quente . 

Com que frequência devo realizar o procedimento de umectação?

Pode ser que a umectação seja indicada a cada 15 dias ou uma vez por semana, para cabelos muito ressecados. A dica é ficar de olho nos sinais dados pelo seus cabelos. 

Para exemplificar, abaixo, uma sugestão de cronograma onde a fase de umectação é feita a cada 15 dias.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre umectação capilar? Conte-nos nos comentários!

Leia também 10 ensinamentos da transição capilar.

You May Also Like

Cabelos secos X Cabelos ressecados

Umectação aliada à acidificação

Touca de cetim: a garantia do cabelo no dia seguinte

6 dicas poderosas para cuidar dos cabelos ressecados

6 thoughts on “Umectação: o que é e quando fazer?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *