Está aí um assunto que mexe com a nossa estrutura e abala os nossos corações: crescimento capilar.
Quem nunca investiu tempo e dinheiro em procedimentos estéticos, produtos milagrosos e em um combo de vitaminas para o corpo, não sabe o que é viver na expectativa à espera de fios longos.
E quem nunca se perguntou o porquê que o cabelo da amiga cresce mais rápido, como a genética influencia e como o estilo de vida que levamos pode alterar o curso natural do crescimento?
Acontece que não há fórmula mágica sem considerar múltiplos fatores físicos, psicológicos e ambientais, como cuidados constantes, um couro cabeludo bem nutrido e um corpo saudável.
Sem mais delongas, vamos desvendar curiosidades surpreendentes e mistérios que rodeiam este assunto!
Surpreenda-se!
- Quando saudável, o cabelo é constituído por cerca de 130 mil fios.
- A parte viva do cabelo é a raiz (onde estão localizadas as células que germinam).
- Fatores emocionais podem ter influência direta no crescimento capilar (tornando o processo mais lento ou mais acelerado).
- O fio é dividido por 3 partes: medula (parte central do fio); córtex (onde tem a pigmentação da melanina que determina a coloração do cabelo) e a camada externa (que nos mostra a vitalidade e as principais características aparentes, como brilho e maciez).
- Madeixas bem tratadas aguentam uma quantidade de peso exorbitante: 1 fio suporta até 50 gramas; 100 fios suportam 10kg e o cabelo todo aguenta até 12 toneladas.
- De acordo com o comprimento, podemos carregar até 200 gramas de cabelo em nossas cabeças.
- Nossos fios passam por um ciclo natural da vida: nascimento, crescimento e morte.
- Fios bem tratados podem ser esticados em até 50% a mais do que o seu comprimento sem sofrer danos.
- Em um ciclo normal e saudável, o fio morre e cai quando há pausa na codificação de proteínas estruturantes.
- O funcionamento do nosso corpo influencia diretamente na saúde capilar (alimentação balanceada e ingestão de água devem estar em dia).
- Em média, o fio cresce entre 0,5 a 1cm por mês. Entretanto, isto pode variar dependendo de fatores físicos, psicológicos, ambientais e dos cuidados investidos.
- Mudanças de estação e alterações bruscas de temperatura podem influenciar na saúde capilar.
- Com penteados muito amarrados, secador, chapinha, pentes inadequados e químicas excessivas, o cabelo pode quebrar antes mesmo de chegar a crescer.
- Cortar as pontas com frequência, utilizar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e nunca se esquecer do finalizador com proteção térmica ajudam no crescimento e fortalecimento.
- Sim, fatores genéticos têm influência sobre os cabelos (podendo determinar características sobre sua estrutura e ciclo de vida).
- Os ciclos de vida também! Durante a gravidez, por exemplo, marcada por hormônios a níveis altos, os fios crescem aceleradamente e com saúde. Já durante fases de muito estresse e de alimentação ruim, o cabelo não só cresce a um ritmo quase parando, como pode sofrer com a calvície.
- O cronograma capilar é o melhor amigo de qualquer cabelo e a principal aposta para o crescimento capilar.
- O verdadeiro termômetro do nosso corpo é o cabelo! Ele sente e mostra visivelmente as consequências das oscilações do organismo e de hábitos do dia a dia.
- Há alguns tipos de medicamentos para melhorar a saúde do cabelo, que podem ser prescritos por médicos.
- Normalmente, perdemos entre 50 a 100 fios por dia.
- A cor do cabelo é determinada pela quantidade de melanina que chega até o córtex capilar.
- Massagens constantes no couro cabeludo estimulam o crescimento.
- A proteína é o principal composto da estrutura dos fios.
- Os fios são utilizados em testes antidoping justamente porque são o reflexo de tudo o que se passou com o nosso corpo.
- Por outro lado, eles não entregam o sexo de alguém.
- Percebemos um crescimento mais significativo durante o calor, visto que a circulação sanguínea se intensifica.
- 5 anos é a expectativa de vida de um fio. Depois disso, ele cai e abre espaço para que uma nova vida aponte no folículo capilar.
- 84% das pessoas de todo o mundo têm cabelo de coloração escura.
Dicas para acelerar o crescimento capilar
Não poderíamos apresentar todas essas curiosidades sem fornecer ferramentas suficientes de como acelerar este processo a partir de hoje, né?
- Estabeleça e siga um cronograma capilar pensado para as necessidades do seu cabelo;
- Cuide do seu corpo bebendo muita água (média de 2 litros por dia) e seguindo uma alimentação saudável e balanceada;
- Não se esqueça de dar uma atenção maior à ingestão de proteína, como ovos, carnes, peixes, soja e amêndoas;
- Evite hábitos prejudiciais em sua rotina. Dormir com o cabelo molhado, fazer penteados muito apertados, utilizar água quente nas lavagens e fazer uso excessivo do secador e da chapinha são alguns exemplos;
- O condicionador deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios. Quanto mais contato ele tiver com a raiz, maior a probabilidade de produção de sebo e, consequentemente, menos circulação sanguínea;
- Invista em produtos que estimulem o crescimento capilar, protejam os fios contra agentes externos e fortaleçam cada mechinha.
Muito mais do que fatores genéticos, o crescimento capilar depende dos nossos hábitos, estilo de vida que levamos e, principalmente, do que fazemos para fortalecer cada fiozinho ao longo de nossas vidas.
O nosso cabelo costuma ser sempre muito grato: quando identifica empenho e dedicação nos cuidados, o resultado é perceptível e ele respira saúde!
Viu só?! Não é milagre, mas também não é bicho de sete cabeças, né?
Se ficou com alguma dúvida ou quer saber quais produtos vão te ajudar nessa, nos chame no WhatsApp! Será um prazer 😊
Ver essa foto no Instagram
Com carinho,
Clorofitum.