Durante este ano de pandemia, nos deparamos com instabilidades e crises financeiras. O empreendedorismo passou a ser uma opção muito procurada para driblar necessidades e aproveitar oportunidades.
A boa gestão de franquia não é só o que mantém um negócio de pé, mas é também o empurrãozinho generoso que precisamos dar para fazer com que o investimento valha a pena!
Quando falamos em negócios home based então, é a gestão quem vai garantir que os custos baixos investidos e a administração diretamente de casa tragam resultados expressivos, adaptação ao cenário virtual, menos chances de mortalidade empresarial e um contexto super disruptivo e chamativo.
Afinal, quem não quer fazer parte do que traz tantos benefícios, né? Neste artigo, conversaremos sobre as boas práticas de uma gestão de sucesso.
Vem com a gente! 😊
Por que o empreendedorismo tem crescido tanto?
Normalmente, quando enfrentamos momentos delicados e muito instáveis, procuramos nos reinventar aproveitando as oportunidades e driblando as necessidades.
Só de 2019 para cá, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu mais de 14%, alcançado 11 milhões de registros no Brasil.
E mais: impulsionado pela crise, o setor de empreendedorismo de micro e pequenas empresas cresceu tanto que hoje representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 99% dos negócios privados do país, segundo dados do Governo Federal.
Então, não estamos falando só de investimentos mais assertivos, como de uma saída para superar períodos instáveis.
Como a gestão de franquia ajudará o meu negócio?
Em poucas palavras, falando em administração de empresas, a gestão nada mais é do que o gerenciamento e planejamento de ações que buscam alcançar metas e concretizar objetivos.
Para o sucesso, é preciso incluir habilidades de: visão micro e macro, controle, monitoramento, planejamento, resiliência e organização.
Para isso, o mais importante é conhecer o que está sendo gerenciado – alinhando os pontos fortes e fracos, as flutuações financeiras e analisando sempre o cenário global do setor.
Nos casos da franquia do mercado da beleza, por se tratar de um mercado muito promissor, as tendências podem mudar e se inovar rapidamente.
Portanto, a gestão nos impulsiona a ser líderes da nossa franquia, ter inteligência de mercado e ficar sempre de olho nos números (tanto das métricas que analisam o quanto a marca está sendo lembrada e requisitada, quanto das flutuações de caixa).
A palavra da vez é atenção. Cada passo e interação importam.
Vamos te contar segredos infalíveis!
Para tudo que é bem feito há de se ter um bom planejamento e muito gás para conhecer bem de pertinho a profundidade e imensidão da areia que se está pisando.
Se liga nos segredos para pisar em uma areia mais segura:
1. Começar pelo começo é essencial
O primeiro passo é fazer um mapeamento do seu negócio. Entende-se que, antes de tudo, é preciso refletir sobre as expectativas com a franquia e elaborar um documento bem descritivo sobre o plano de negócio.
Além de incluir as ações, métricas, investimentos e ideias, o ideal é também atualizar o mapeamento de forma constante (seja diariamente, semanalmente e/ou mensalmente).
2. Conhecer bem onde você está pisando é importante
Que mercado o seu negócio irá atingir? Quem é o público-alvo? Quem são os reais consumidores que investem e acreditam na marca?
Claro que, por ser uma franquia, o público já pode ser bem conhecido. Mas é essencial que o franqueado o conheça bem para traçar metas claras e elaborar um plano de comunicação personalizado.
3. Ser organizado é a chave principal
O primeiro passo para uma gestão mais organizada esmaga um erro muito comum entre empreendedores: misturar finanças e documentos da vida pessoal com a profissional.
Não faça isso!
Crie uma conta profissional no banco, tenha pastas diferentes e armazene os produtos em um local separado dos seus itens pessoais.
Além disso, ser muito cuidadoso com a formulação dos documentos, com o plano financeiro, com os relatórios, equipamentos e estoques é o que fará a diferença.
Assim ficará muito mais fácil identificar o que entra e o que sai, e se o investimento está valendo a pena.
4. Analisar o seu ambiente interno e externo te deixa mais blindado
A análise SWOT, conhecida como FOFA em português, quando bem elaborada, funciona como um guia para a franquia.
Além dela dar respostas sobre toda a situação interna da empresa, avalia o macroambiente também (ou seja, os acontecimentos que não dependem de nós). Esta avaliação global inclui as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do negócio.
Em suma, ela fala sem medo sobre o que está indo bem e o que precisa melhorar para que as expectativas não sejam frustradas.
5. Seja o seu próprio gestor
Em uma franquia home based, como a oferecida pela Clorofitum para quem quer investir, normalmente não há contratação de colaboradores e todos os processos são executados pelo franqueado.
É por isto que, além de se tornar seu próprio gestor, administrador e assessor das ações tomadas, também é quem estabelecerá disciplina para manter as obrigações em dia, transmitirá segurança, será crítico e promoverá a autonomia necessária.
6. Faça avaliações constantes
Já ouviu a frase “o que não é medido não é mensurado”? Pois ela é uma verdade mais que verdadeira!
Só será possível saber se a sua franquia está caminhando bem se medir inúmeros parâmetros e resultados, como: métricas, qualidade do produto ofertado, agilidade operacional da entrega, percepção e satisfação do cliente, qualidade do atendimento prestado, indicadores de desempenho, faturamento, entre outros.
7. O aperfeiçoamento te leva além
Uma vez inserido no empreendedorismo e no mercado da beleza, todas as oportunidades de estudo e de aperfeiçoamento devem ser aproveitadas.
Não há gestão de franquia bem executada sem estudos de administração de empresas, vendas, marketing, finanças e produtividade, por exemplo.
8. Não se distanciar dos números já garante metade do caminho
Os números serão grandes monstros que nos assombram durante a noite somente se não nos tornarmos amigos deles.
E, como eles são super amigáveis, estabelecer essa amizade sincera fica super fácil: faça planilhas, controle o que entra e o que sai, analise o lucro, os prejuízos, os gastos fixos e as variáveis constantemente.
Observação: sempre comparando com as suas metas e expectativas traçadas no mapeamento do plano de negócio, claro.
9. Não se esqueça que você não está sozinho
Como franqueado, você detém o direito de imagem de uma marca e trabalha para atender seguindo o mesmo posicionamento e qualidade, certo? Ou seja, você também trabalha para uma Clorofitum melhor a cada dia!
Saiba que tem todo o suporte necessário do franqueador para te auxiliar e te ouvir – tanto para que você sempre se sinta bem-vindo e acolhido no negócio, quanto para mantermos o que os consumidores esperam de nós: qualidade, agilidade e inovação.
10. Pensar no futuro garante menos chances de falência
Por fim, jamais descuide do seu empreendimento e pense nele como se fosse uma pessoa querida que precisa crescer de maneira sustentável e promissora.
Elabore as próximas ações e se mantenha antenado nas inovações de um mercado concorrido.
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Olha só quantos segredos e informações desvendamos aqui hoje… Este é só o começo da nossa parceria!
Uma boa gestão de franquia começa quando você decide dar o start 🙂
Quer saber mais sobre investimentos em uma franquia home based da Clorofitum? Entre em contato com a gente por aqui ou pelo direct!
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Com carinho,
Clorofitum.