O empreendedorismo veio para ficar e fazer parte da realidade dos brasileiros. Entretanto, se destacar no setor exige dedicação constante e técnicas mais assertivas. Empreendedores de sucesso não surgem do nada: eles planejam, analisam e se adaptam às novas realidades e necessidades do mercado.
Por mais que abrir um negócio sempre seja um desafio, ele vem carregado com grandes benefícios e transformações para o empreendedor: liberdade geográfica, ascensão financeira e felicidade de ser dono de um investimento.
Apesar do calor do momento, não podemos esquecer de um dado importante divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (SEBRAE: a cada 100 novas empresas abertas em 1 ano no Brasil, cerca de 25% fecham as portas por falta de planejamento estratégico e financeiro.
E o que isso quer dizer?
Que planejamento e uma boa gestão importam e vão ser o seu grande diferencial para virar o jogo.
Na conversa de hoje, revelamos 6 dicas infalíveis de gestão para o seu negócio.
Por que empreender?
No Brasil, o empreendedorismo alcançou as maiores taxas de crescimento dos últimos 20 anos durante o período pandêmico: cerca de 25% da população adulta começou a empreender e os negócios alcançaram uma longevidade de pelo menos 3,5 anos de atividade. É o que apontam dados do SEBRAE.
Ou seja: a terra está fértil e germinando.
Além disso, há alguns benefícios tangíveis e intangíveis que só donos e donas de negócios sentem:
- Independência profissional;
- Flexibilidade de tempo;
- Realização pessoal e profissional;
- Apoio total do franqueador (no caso das franquias);
- Aprendizados diários;
- Conhecimento de todas as áreas de gestão empresarial;
- Motivações para sonhar;
- Maior escalabilidade do negócio;
- Trabalhar com o que gosta;
- Estabelecer regras próprias;
- Evidenciar os próprios valores.
O que fazem os empreendedores de sucesso?
O crescimento do seu negócio depende de 3 palavrinhas mágica: planejamento, gestão e motivação. Acompanhe as dicas infalíveis para se dar bem:
1 – Você vai precisar dispor grande parte do seu tempo
Já ouviu falar que não existe almoço grátis?
Para ter sucesso no negócio, não basta investir apenas dinheiro: será preciso investir tempo e se dedicar completamente a ele. O empreendedor iniciante, para estabelecer a base do seu negócio, vai precisar dedicar grande parte do tempo livre ao trabalho.
A vantagem é que você pode trabalhar nos horários que lhe forem convenientes.
2 – Desenhe um plano de vendas
A grande verdade é que quem sustenta os sonhos de um empreendedor são os clientes que confiam e compram de seus produtos ou serviços. Para traçar um bom plano de vendas, pense em um funil estratégico:
- Topo do funil é a etapa de atração de clientes. Para isso, invista em conteúdos educativos, amplos e abrangentes. Aqui é hora de mostrar seus conhecimentos e se destacar como autoridade no assunto.
Exemplo: se você tem uma franquia de cosméticos, conteúdos topo do funil poderiam ser: “5 maneiras de ter uma pele macia”, “como hidratar cabelo crespo?” ou “o que ninguém te conta sobre saúde capilar”.
- Já o meio do funil é marcado pela etapa de relacionamento e aproximação. É a sua hora de se aproximar do potencial cliente que acabou de atrair. Como ele já te conhece e se interessou por você e pelo seu negócio, pode conseguir algumas informações de contato dele com um formulário para garantir algo especial. Ele fornece informações de contato e em troca ganha um e-book com “50 dicas para acabar com o frizz no no inverno” ou acesso à alguma live, por exemplo.
- Por fim, chegamos ao fundo do funil. Quem chega até aqui já sabe o que pode comprar de você e já está bem preparado para comprar. Aqui é o seu momento de ser mais direto e falar mais abertamente sobre o que vende. Ofereça catálogos, faça ofertas, apresente as condições de pagamento, as opções disponíveis e formas de entrega.
3 – Valide o seu modelo de negócio
Desenvolva um modelo de negócio e não tenha medo de mudar caso não esteja trazendo resultados.
Não deixe de copilar informações importantíssimas como: público-alvo a ser atingido, hospedagem digital do negócio (em quais redes sociais ele estará? Como será o site?), clareza sobre o frete, controle de gastos, perdas e lucros de cada mês, e estoque bem controlado (anote entradas, saídas e datas de validade).
4 – Tenha um bom Branding do negócio
Já existem muitas marcas, fornecedores e vendedores no mercado. O que vai fazer alguém escolher e procurar por você serão os diferenciais que apresenta. Para isso, responda as seguintes perguntas:
– Qual transformação eu levo aos clientes? Autoestima, poder, educação, conforto, luxo…?
– Qual o slogan da minha marca?
– Quais emoções quero despertar? Aqui as cores, fontes, sons, linguagem e tom de voz influenciam;
– Quais valores são inegociáveis para mim e preciso evidenciar na minha marca? Liberdade, confiança, diversidade, conforto, autoestima…?
E atenção: não basta só definir, tem que mostrar, ok?
5 – Tenha um planejamento financeiro
A primeira grande orientação é: separe o seu financeiro pessoal com o profissional para ter um controle maior.
Além disso, tenha uma planilha semanal, quinzenal ou mensal com controle dos gastos (de todas as despesas fixas, variáveis, entradas e saídas). Assim conseguirá ter um balanço, saber o quanto está avançando e quais planos pode tirar do papel.
6 – Conheça profundamente seus clientes
Para conhecê-los cada vez mais e oferecer o melhor à cada necessidade, é preciso se colocar no lugar deles e entender o que gera dor, emoção, frustração e alegria. Para isso, responda com calma as seguintes perguntas:
– Como o seu cliente ideal se sente em relação ao mundo?
– Quais são suas principais preocupações?
– E seus grandes sonhos e desejos?
– Ele está feliz fazendo o que faz ou na situação que se encontra? Ou há algo que o incomode?
– Quais pessoas, ideias e hábitos o influenciam?
– Quais valores são inegociáveis para ele?
– De quais assuntos ele gosta de debater?
– Como é a sua rotina?
– E que mais gosta de fazer no tempo livre?
– Do que ele tem medo e quais são suas principais frustrações?
– O que ele gostaria de mudar em sua vida?
– Onde ele quer chegar?
Atenção: todas essas perguntas são respondidas com base na observação detalhada do comportamento do seu cliente ideal e também perguntando para ele.
Assim conseguirá focar mais as energias, tornar sua marca mais assertiva e se aproximar cada vez mais das representações de empreendedores de sucesso.
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Com carinho,
Clorofitum.