Ultrapassar a barreira dos 40 é uma dádiva! Essa fase da vida costuma ser marcada por maior autoconhecimento, estabilidade emocional e as amizades e relacionamentos tendem a ser mais profundos e genuínos. Com certeza 40 anos é um marco na história de homens e mulheres!
Nesta fase, o nosso corpo passa também por mudanças hormonais que acabam afetando a saúde capilar e pode resultar em afinamento e queda dos fios e ressecamento tanto dos fios quanto do couro cabeludo.
Para que esta melhor fase possa ser vivida de forma autêntica e com cabelos que esbanjam beleza, estou trazendo aqui dicas valiosas para os cuidados capilares para os 40+:
1 – Aposte na nutrição do couro cabeludo
Na adolescência a pele e o couro cabeludo tendem a ser mais oleosos (devido à atividade hormonal intensa). Com o passar dos anos essa produção de sebo (oleosidade) diminui tanto na pele como no couro cabeludo. Uma quantidade equilibrada de sebo favorece a nutrição e hidratação do couro cabeludo atuando como barreira protetora que ajuda a reter a umidade.
Para nutrir o couro cabeludo pode ser feita a suplementação com óleos vegetais com aplicação direta na região, o que ajuda na reposição lipídica. Os Óleos Renovadores da Clorofitum é um produto inovador de reposição natural que pode ser utilizado no couro cabeludo, fios e na pele.
2 – Hidrate e nutra intensamente os fios
A redução da produção dos óleos naturais (sebo) pelo couro cabeludo também afeta os fios que podem ficar mais desprotegidos resultando em ressecamento. Portanto, investir na hidratação e nutrição dos fios é muito importante.
As máscaras de tratamento da Clorofitum ajudam muito neste momento já que todas elas são hidratantes e ainda acumulam mais uma função. Como máscaras hidratantes e nutritivas podemos citar as da linha Ouro 24K, Brazilian Coffee, Multifunction 5 in 1 e Vitta Cachos.
Para não estender, vou falar rapidamente apenas de uma delas, mas vale a pena conhecer todas as outras, para isso basta acessar o nosso catálogo. A máscara Brazilian Coffee tem um ativo super interessante para os 40+ que é o óleo de café das montanhas de Minas Gerais. Rico em antioxidante esse ativo é conhecido como rejuvenescedor. Essa máscara é muito hidratante e nutritiva.
3 – Previna a queda
A mudança hormonal também pode ocasionar em queda capilar mais acentuada, neste momento investir em produtos que fortalecem os fios e previnem e queda é uma sábia decisão.
As linhas Sauna e Help Pró-crescimento contam com ativos que combatem a queda e estimulam o crescimento, se você ainda não conhece vale muito a pena conferir. Quero destacar outro produto fantástico, o Tônico Pro, de uso diário, ele fortalece os fios e evita a queda, aumentando visivelmente a densidade capilar.
4 – Tenha cuidado ao usar colorações
Se os fios brancos são indesejados e a escolha for tingir os cabelos, escolha colorações ou tonalizantes menos agressivos que contenham ativos protetores e nutritivos.
E não abra mão do tratamento de reconstrução capilar com máscaras de tratamento ricas, como a Glicopower que conta com 20 aminoácidos, vitaminas e açúcares hidratantes que irão atuar na recuperação da fibra capilar.
5 – Invista em uma alimentação de qualidade
Uma alimentação rica em biotina, zinco, ferro e ácidos graxos promovem a saúde capilar. É importante consultar um medico ou nutricionista que poderá indicar uma mudança nos hábitos alimentares e até suplementação com vitaminas e minerais importantes para os cabelos, se achar necessário.
Aqui estão todas as dicas que os 40 + precisam para investir na saúde dos fios e manter a sua vitalidade. E o melhor, para isso não tem segredo!
Leia também: Combata a queda capilar: alimentos que não podem faltar na sua dieta